Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Iga supera início irregular e tira 102ª do ranking
01/06/2023 às 12h12

A número 1 do mundo repetiu o placar da rodada de estreia em Paris

Foto: Julien Crosnier/FFT

Paris (França) - O vento foi um dos principais empecilhos que a polonesa Iga Swiatek encontrou em sua segunda apresentação rumo à tentativa do tricampeonato em Roland Garros. A líder do ranking perdeu dois games de saque consecutivos no primeiro set diante de Claire Liu, apenas 102ª do ranking, mas administrou bem a situação e repetiu o placar de 6/4 e 6/0 da estreia diante de Cristina Bucsa.

Com a obrigação de atingir pelo menos as quartas de final para não correr risco de perder o número 1, Swiatek enfrentará agora a chinesa Xinyu Wang, que estreou com vitória sobre a cabeça 31 Marie Bouzkova e nesta quinta-feira tirou a sueca Rebecca Peterson, por 7/6 (7-5) e 6/2.

Com 23 vitórias em 25 partidas disputadas no Grand Slam francês, Swiatek tem agora eficiência de 92%, marca que só é superada pela heptacampeã Chris Evert, que finalizou a carreira com 92,3%, e pela australiana Margaret Court, vencedora por cinco vezes, com 95,2%.

Swiatek entrou em quadra com duas vitórias anteriores sobre Liu, que nunca venceu uma adversária entre as 40 primeiras do ranking sobre o saibro, incluindo a recente partida em Indian Wells, onde a polonesa cedeu apenas um game.

Largou muito bem na partida, abrindo 3/0 com duas quebras, mas aí o saque começou a falhar. Cedeu o empate, mas conseguiu tirar novamente o fraco serviço de Liu e ainda precisou evitar um break-point no oitavo game antes de enfim finalizar o set, desta vez de zero.

Apesar de ainda ter tido alguns altos e baixos, salvando dois break-points no quarto game e outro no sexto e último, aplicou mais um 'pneu' com muita aplicação nas devoluções. Foi seu 17º placar de 6/0 em torneios de Slam. A polonesa fechou com 14 winners e 15 erros.

Comentários