Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Stefani e Matos salvam 4 match-points e avançam
01/06/2023 às 14h25

Stefani e Matos venceram dupla francesa na primeira rodada em Paris

Foto: FFT

Paris (França) - A retomada da parceria entre Luísa Stefani e Rafael Matos foi com uma vitória emocionante em Paris. Depois de conquistar o título de duplas mistas do Australian Open em janeiros, a dupla brasileira estreou bem no saibro de Roland Garros. Stefani e Matos salvaram quatro match-points e venceram os convidados franceses Diane Parry e Harold Mayot por 6/3, 6/7 (5-7) e 15-13 nesta quinta-feira.

Existe a possibilidade de encontro com outra dupla francesa, Alizé Cornet e Edouard Roger-Vasselin, ou contra os cabeças 8 nas duplas mistas, a chinesa Shuai Zhang e o croata Ivan Dodig. No mesmo quadrante Jessica Pegula e Austin Krajicek eram os principais cabeças de chave, mas perderam na estreia para a parceira francesa de Elixane Lechemia e Albano Olivetti por 5/7, 6/3 e 10-7.

Paulista de 25 anos e atual 23ª do ranking, Luísa Stefani está também na segunda rodada de duplas femininas em Paris, ao lado da canadense Gabriela Dabrowski. Elas enfrentam a húngara Dalma Galfi e a polonesa Katarzyna Piter. Já o gaúcho Rafael Matos, canhoto de 27 anos e 26º do ranking, joga ao lado do português Francisco Cabral. Eles enfrentam na segunda rodada o australiano Max Purcell e o norte-americano Ben Shelton.

Stefani e Matos tiveram ótimo desempenho no primeiro set, com pressão constante sobre o saque da dupla adversária. Os brasileiros criaram chances de quebra em três games distintos e aproveitaram duas dessas chances, vencendo quatro games seguidos no fim do set.

A segunda parcial foi inteiramente sem quebras, sendo que Stefani e Matos sequer enfrentaram break-points. A dupla brasileira chegou a ter um match-point quando vencia por 6/5, mas Diane Parry confirmou o game de serviço para forçar o tiebreak. No game-desempate, os campeões de Melbourne ficaram a dois pontos da vitória, quando lideravam por 5-4, mas Mayot chamou a responsabilidade. Confirmou seus dois serviços e depois foi decisivo no rali de fundo para fechar o set.

A definição ficou para o match-tiebreak, com ambiente bastante elétrico na quadra. Mesmo em menor número, a torcida brasileira rivalizava com o público francês, que apoiava os tenistas da casa. Parry e Mayot começaram o set decisivo aproveitando o bom momento e abriram 5-2, mas Stefani e Matos foram buscar a igualdade.

A dupla brasileira conseguiu salvar dois match-points até o empate por 9-9 e ainda teve mais duas chances de fechar o jogo, uma delas no saque. Novamente, Mayot comandou uma reação francesa, mas tanto Matos quanto Stefani conseguiram salvar match-points em disputas na rede. A medalhista olímpica teve atuação atuação decisiva nos três últimos pontos da partida, com ótimos voleios e uma grande devolução, para consolidar a vitória.

Comentários