As duas vitórias em Roland Garros ainda não ajudam Beatriz Haddad Maia a subir no ranking internacional. Na verdade, a atual número 14 do mundo no momento está perdendo uma posição.
Isso acontece porque Bia defende durante este período não apenas os 70 pontos da vitória do ano passado em Paris, mas também seu primeiro título sobre a grama inglesa, em Nottingham, onde somou 280. O calendário de 2023 está uma semana adiantado em relação ao da última temporada.
Portanto, Bia tem 350 pontos a defender durante Paris e por enquanto somou 130 com suas duas vitórias. Ela ainda tem direito a recuperar 60 do WTA 250 de Tallin e assim por enquanto está tendo desconto de 160. Isso fez com que Ludmila Samsonova a superasse.
Caso consiga chegar nas oitavas de final de Roland Garros, Bia ganha mais 110 pontos e aí deve recuperar o 14º posto, a menos que Anastasia Potapova alcance pelo menos as quartas de final.
A chance de a brasileira atingir o top 10 é pequena, ainda que Barbora Krejcikova, Belinda Bencic e Veronika Kudermetova, que estão a sua frente, já tenham sido eliminadas em Paris. Já Donna Vekic, que estava próxima da brasileira no ranking, caiu na segunda rodada. Bia teria de somar mais 425 pontos para ter condições de superar Krejcikova, o que significa atingir a semifinal.