Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Swiatek diz que prefere jogar na sessão diurna
01/06/2023 às 16h03

Apesar de ter sua preferência por jogar mais cedo, ela defende mudanças na programação

Foto: Jimmie48/WTA

Paris (França) – Depois da norte-americana Sloane Stephens criticar a ausência de jogos femininos nas rodadas noturnas de Roland Garros, a número 1 do mundo Iga Swiatek foi questionada sobre o que pensa do assunto. Mesmo concordando com a opinião da colega, a polonesa revelou que prefere disputar partidas durante o dia no Grand Slam francês.

"Honestamente, devo dizer que eu meio que pedia todos os dias para jogar na sessão diurna, porque já joguei à noite nessa temporada de saibro e foi muito desgastante. Eu nem sabia desse dado, porque não estou assistindo aos jogos noturnos. Estou apenas me recuperando, mas obviamente seria bom se tivéssemos jogos femininos também", respondeu aos jornalistas na coletiva de imprensa.

Para Swiatek, optar pelas sessões diurnas influencia diretamente na sua recuperação física. "Em Roma já joguei minha terceira ou quarta partida depois da meia-noite. Foi bem intenso. Talvez se eu tivesse um ritmo diurno/noturno normal, conseguiria me recuperar melhor e não me machucaria. Há uma série de fatores que temos que levar em consideração. Só acho mais saudável jogar durante o dia, como estamos acostumadas", explicou.

No entanto, a bicampeã do torneio sabe que nem sempre é possível ter todos os pedidos atendidos e se dispôs a adaptar-se, se for necessário. "Se houver um pedido muito grande, eu sempre me ajusto. Talvez se eu jogar muitas sessões noturnas durante um torneio seria bom se pudessem me agendar um pouco mais cedo. Posso ficar um pouco frustrada como em Madri, podem ver no meu discurso. Talvez eu devesse ter pedido isso, mas também entendo que às vezes é necessário jogarmos mais tarde", completou.

Comentários