Notícias | Dia a dia
Nadal comete só 8 erros e faz semi em Barcelona
26/04/2019 às 13h33

Barcelona (Espanha) - Depois de surpreender o grego Stefanos Tsitsipas nas oitavas, evitando a reedição da final do ano passado, Jan-Lennard Struff não foi páreo para o espanhol Rafael Nadal. O alemão até fez um jogo parelho, mas no fim a vitória ficou com o 11 vezes campeão do ATP 500 de Barcelona, que marcou duplo 7/5, em 1h43 de jogo, para garantir vaga nas semifinais pela 12ª vez no torneio.

Curiosamente, sempre que o atual número 2 do mundo chegou à penúltima rodada da competição no saibro catalão acabou se sagrando campeão. As três derrotas até então vieram na segunda rodada (2003), nas oitavas (2015) e nas quartas (2014). Seu adversário na próxima rodada sairá da última partida de quartas de final desta sexta-feira, envolvendo o austríaco Dominic Thiem e o argentino Guido Pella.

Terceiro melhor da temporada, Nadal vai somando 180 pontos no ranking com a campanha até então no evento. Ele pode sair de Barcelona na vice-liderança da corrida para o ATP Finals, superando o suíço Roger Federer, mas para isso acontecer não terá apenas que chegar em mais uma decisão e sim conquistar o 12º título.

Veja como Nadal construiu sua vitória

O alemão começou o jogo apostando no saque e nos voleios, mas rapidamente foi quebrado e viu Nadal ir a 4/1. Inesperadamente, conseguiu aguentar e vencer três trocas de bola seguidas para recuperar-se no placar. Mas ainda esteve instável. Espanhol deixou escapar passadas no 10º game mas foi perfeito no 12º, com devoluções muito bem feitas. Terminou o set com apenas quatro erros não forçados diante de 17 erros e viu Struff acertar apenas 37% do primeiro saque, muito baixo para seu estilo arriscado.

Struff continuou dando trabalho em todo o segundo set. Nadal teve pequenas oportunidades de tirar seu serviço, mas falhou nas passadas. O alemão manteve o ataque constante e levou até 5/5. Quando o primeiro saque falhou, não deu para segurar o espanhol, que fechou com passada espetacular de forehand. Para mostrar como foi bem nesta sexta-feira, Nadal terminou a partida com apenas oito erros não forçados diante de 30. Como arriscou mais, Struff fez 29 winners diante de 19 e venceu 12 de suas 21 tentativas junto à rede. 

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis