Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Sonego marca virada espetacular e elimina Rublev
02/06/2023 às 11h28

Paris (França) - Mesmo depois de perder os dois primeiros sets e ainda levar um 'pneu', o italiano Lorenzo Sonego não desistiu e pela primeira vez na carreira conseguiu uma virada tão radical em sua carreira. Eliminou nada menos que o russo e sétimo cabeça Andrey Rublev para ir às oitavas de Roland Garros. As parciais foram de 5/7, 0/6, 6/3, 7/6 (7-5) e 6/3.

Aos 28 anos e número 48 do ranking, ele vai agora em busca da primeira quartas de final de Grand Slam da carreira diante de outro russo, Karen Khachanov, que mais cedo derrotou o australiano Thanasi Kokkinakis em quatro sets e placar de 6/4, 6/1, 3/6 e 7/6 (7-5).

"Procurei jogar de forma mais agressiva a partir do terceiro set e tentar chegar mais na rede", explicou Sonego, que obteve a sexta vitória em 24 duelos diante de adversários top 10, a terceira sobre o saibro, repetindo o que tinha feito diante de Dominic Thiem e Rublev em Roma do ano passado. Em Slam, foi sua primeira vitória desse quilate em cinco tentativas.

O italiano perdeu o serviço logo no game inicial, reagiu quando Rublev sacou para o set, mas aí iniciou uma sequência negativa de oito games. O novo plano tático passou a funcionar com quebra no quarto game do terceiro set e a quarta série viu chance para os dois lados com troca de quebras e tiebreak em que os sacadores vingaram até o último ponto.

Empurrado pela torcida, Sonego deixou escapar dois break-points no quarto game e salvou outros dois no seguinte, desta vez optando por um jogo mais conservador de fundo de quadra. Por fim, contou com erros do russo e uma escolha mal feita com o backhand para chegar a 5/3 e concluir em seguida.

Susto para Khachanov
Khachanov por sua vez teve altos e baixos e por muito pouco também não foi ao quinto set contra um brigador Kokkinakis. O australiano chegou a quebrar logo no terceiro game, mas o russo reagiu, tirou dois serviços e disparou no segundo set.

Desperdiçou então dois break-points num longo sétimo game do terceiro set e isso animou Kokkinakis, que elevou o nível, cortou erros e ainda abriu o quarto set com quebra. Chegou a ter set-point com o saque, mas não evitou a reação do russo, que por fim venceu um tiebreak tenso que viu sete serviços perdidos em 12 pontos.

Esta é a sexta vez nas sete últimas edições em que Khachanov está nas oitavas de Paris, o Slam que mais venceu na carreira, agora com 20 vitórias em 26 jogos. Treinado pelo espanhol Jose Clavet, foi onde também atingiu quartas de Slam pela primeira vez, em 2019. Aos 27 anos e 11º do mundo, ele vem de semifinais consecutivas no US Open e Australian Open.

Comentários