Notícias | Dia a dia
Azarenka deixa vitória escapar, sente lesão e abandona
26/04/2019 às 18h14

Azarenka chegou a sacar para o jogo no segundo set

Foto: Divulgação

Stuttgart (Alemanha) - Depois de ficar muito perto de vencer o terceiro jogo seguido e garantir vaga na semifinal do WTA Premier de Stuttgart, Victoria Azarenka precisou abandonar sua partida das quartas. A bielorrussa chegou a sacar para o jogo no segundo set contra a estoniana Anett Kontaveit, número 15 do mundo, mas não aproveitou a chance e sentiu uma lesão no ombro direito que a fez desistir da disputa quando perdia por 5/7, 7/5 e 3/0 após 2h09 de jogo no saibro alemão.

Ex-número 1 do mundo e atualmente no 61º lugar do ranking aos 29 anos, Azarenka voltará ao top 50 com os 100 pontos conquistados após vencer a russa Vera Zvonareva e a tcheca Karolina Pliskova. Já Kontaveit, de 23 anos, defende os 185 pontos da semifinal alcançada no ano passado em Stuttgart.

O único título de WTA da carreira de Kontaveit foi conquistado na grama de 's-Hertogenbosch em 2017. A jovem estoniana busca a quinta final da carreira. Ela desafia a japonesa Naomi Osaka, número 1 do mundo, na semifinal marcada para às 13h30 (de Brasília) deste sábado. A outra semifinal acontece às 10h30 entre a canhota tcheca Petra Kvitova e a holandesa Kiki Bertens.

Kontaveit também tenta dar continuidade à série de campeãs distintas nos torneios da WTA em 2019. Em 18 competições já realizadas, foram 18 vencedoras diferentes. A estoniana é a única sobrevivente em Stuttgart que não ganhou troféus na atual temporada, já que Osaka conquistou o Australian Open, Kvitova faturou Sydney e Bertens venceu a etapa de São Petersburgo.

O longo e equilibrado primeiro set durou 55 minutos e teve apenas uma quebra, conquistada por Azarenka já no 11º game. A bielorrussa ainda escapou dos três break points que enfrentou na parcial. Kontaveit liderava nos winners por 16 a 11, mas também tinha 15 a 10 em erros.

O segundo set teve mais altos e baixos. Azarenka abriu 2/0, mas cedeu o empate no quarto game. As duas jogadoras voltariam a trocar quebras, antes de a bielorrussa encaixar boas devoluções para voltar à liderança no placar e fazer 5/3. Kontaveit fez um ótimo game de saque para escapar da derrota e conseguiu empatar a disputa logo depois. A estoniana ganhou confiança e ainda contou com um game com duas duplas-faltas de Azarenka para voltar a quebrar e vencer o segundo set.

Logo no início do terceiro set, Azarenka pediu atendimento médico para o ombro esquerdo. A ex-líder do ranking mostrava dificuldades para sacar e perdeu os três primeiros games antes de abandonar a disputa. Kontaveit fez 37 a 22 em winners e terminou o jogo com 35 erros contra 24 da bielorrussa.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis