Notícias | Dia a dia
WTA confirma Finals na China e fortalece Washington
02/06/2023 às 16h37

WTA Finals volta a ser disputado em Shenzhen depois de quatro anos

Foto: Arquivo

Washington (EUA) - A WTA divulgou nesta sexta-feira seu calendário de competições para o último trimestre da temporada, com destaque para a volta dos torneios chineses depois de quatro anos, inclusive o Finals em Shenzhen. Além disso, a entidade também confirmou uma mudança na temporada preparatória para o US Open, ao anunciar uma chave mais forte em Washington.

+ Veja como ficou o calendário completo da WTA

O torneio de Washington, que até o ano passado era um 250, passa a ser um WTA 500 e será disputado simultaneamente ao ATP 500 local, entre os dias 29 de julho e 6 de agosto. O aumento na premiação se deu a partir de uma fusão com o WTA 500 de San Jose, que sai do calendário. O nome comercial do novo evento em Washington traz os patrocinadores principais dos dois antigos torneios, Mubadala Citi DC Open.

Na mesma semana de Washington, acontece um WTA 250 em Praga, opção para quem preferir ficar mais tempo na Europa. Na sequência, serão dois WTA 1000 seguidos. Montréal começa em 7 de agosto, e Cincinnati no dia 14. O WTA 250 de Cleveland será o último torneio antes do US Open, que começa em 28 de agosto e vai até 10 de setembro.

Depois do US Open, o circuito se divide. Ainda na América do Norte, o WTA 500 de San Diego começa em 11 de setembro e o 1000 de Guadalajara no dia 18. Quem já quiser ir mais cedo para a Ásia pode jogar os 250 de Osaka e Guangzhou nas mesmas semanas.

Gira asiática com Tóquio, Pequim, Elite Trophy e Finals
A reta final da temporada é majoritariamente no continente asiático, com destaque para o WTA 500 de Tóquio (25 de setembro) o 1000 de Pequim (2 de outubro), o 500 de Zhengzhou (9 de outubro) e o Elite Trophy - torneio entre 12 tenistas abaixo da zona de classificação para o Finals - acontece em Zhuhai (23 de outubro).

Já o WTA Finals, torneio entre as oito melhores da temporada, acontece em Shenzhen a partir de 30 de outubro. A última vez que a China recebeu o Finals foi em 2019. A edição de 2020 foi cancelada por conta da pandemia, enquanto México e Estados Unidos sediaram o evento nos dois últimos anos. Estão previstos ainda torneios 250 em Ningbo, Hong Kong, Seul, Nanchang e também em Monastir, na Tunísia, segundo WTA no continente africano da temporada.

Temporada termina com a Billie Jean King Cup 
A temporada feminina ainda dedica uma semana de competições da fase final da Billie Jean King Cup em Sevilha, na Espanha, a partir de 6 de novembro. Ao todo, serão 12 países na disputa do título por equipes. Na mesma semana, também acontecem os confrontos dos playoffs, com participação do Brasil, que enfrentará a Coreia do Sul.

Comentários