Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Bia celebra virada e feito histórico: 'Lutei até o fim'
03/06/2023 às 18h51

Bia será a primeira brasileira desde 1979 a disputar as oitavas de um Grand Slam em simples

Foto: Nicolas Gouhier/FFT

Paris (França) - Primeira brasileira em 44 anos a alcançar as oitavas de final de um Grand Slam, Beatriz Haddad Maia comemorou a difícil virada deste sábado e campanha histórica em Paris. Bia precisou salvar um match-point no duelo contra a russa Ekaterina Alexandrova, 23ª do ranking, e encerrou a partida de 2h50 satisfeita com seu espírito de luta e poder de reação.

"Tentei lutar até o fim e não desistir. Ela abriu 5/1 no começo do jogo. Eu estava sacando e devolvendo mal. Também não estava conseguindo executar os golpes que gostaria de ter feito. Mas sei que uma das minhas qualidades é sempre continuar lutando. Essa foi a chave para avançar mais uma rodada e ter a oportunidade de jogar melhor", disse Bia após a vitória por 5/7, 6/4 e 7/5 sobre Alexandrova.

"Fico feliz e orgulhosa da luta e da entrega de hoje. Tenisticamente não foi um bom dia, mas isso faz parte da profissão. Amanhã me prepararei melhor para poder fazer um grande jogo na segunda-feira", acrescentou a número 1 do Brasil e 14ª do mundo. Ela enfrenta nas oitavas a espanhola Sara Sorribes, 132ª, que foi beneficiada pela desistência de Elena Rybakina, atual campeã de Wimbledon e quarta colocada no ranking. O histórico entre elas está empatado por 2 a 2.

Paulista de 27 anos é a primeira brasileira a chegar às oitavas de final de um Grand Slam desde a baiana Patrícia Medrado, também no saibro de Roland Garros, em 1979. Em caso de mais uma vitória, será a primeira tenista do país nas quartas desde a lendária Maria Esther Bueno, em 1968. "E é um privilégio poder estar representando o Brasil em uma segunda semana de Roland Garros depois de tanto tempo. Trabalharei duro para seguir adiante aqui e nos demais torneios que terei pela frente".

Bia também agradeceu aos fãs brasileiros que estavam em Paris e torceram por ela na quadra Simonne Mathieu. "Temos muitos brasileiros aqui. Obrigada por todo mundo que veio. É muito especial receber essa energia e representar vocês. Fiz o meu melhor para ter a oportunidade de melhorar o nosso tênis amanhã. Estou muito feliz mesmo".

Comentários