Donetsk (Ucrânia) - Ex-tenista profissional e atualmente treinadora, a ucraniana Hanna Zporozhanova está de luto pelo filho Ostap, de apenas 21 anos, que morreu no front defendendo a Ucrânia contra a invasão russa. A trágica notícia foi anunciada pela Federação de Tênis da Ucrânia.
"Com pesar e dor, comunicamos que ontem, no front de Donetsk, faleceu o filho da extraordinária jogadora ucraniana Hanna Zporozhanova, de nome Ostap. No dia anterior, fazia um ano que o menino havia se oferecido para defender a Ucrânia e, em um mês, ele completaria 22 anos", anunciou a federação.
"Enviamos nossas condolências a todos os parentes e amigos do herói", complementou a federação ucraniana, lamentando o falecimendo do filho da ex-tenista profissional de 43 anos.
Zporozhanova se aposentou do tênis em 2008, após conquistar 13 títulos no circuito da ITF (nove nas duplas e quatro em simples). Ela nunca entrou no top 200 no ranking de simples, mas alcançou a 120ª posição de duplas na WTA. Além disso, a ucraniana defendeu seu país nos Jogos de Sydney, em 2000, vencendo um jogo nas duplas com Olena Tatarkova.
💔 Former Ukrainian tennis player and coach Hanna Zaporozhanova (a 2-time WTA doubles finalist, winner of the ITF events, 2000 Olympian) lost her son Ostap, who was killed on the frontline, 🇺🇦 tennis federation reports. Ostap went to defend Ukraine 1 year ago.
— Ukrainian Tennis • BTU (@ukrtennis_eng) June 3, 2023
Eternal glory 🕯️ pic.twitter.com/BG7pP8CmNc