Paris (França) - Única tcheca a alcançar as oitavas de final em Roland Garros, atual 43 do mundo Karolina Muchova segue firme na chave, venceu mais uma neste domingo e se garantiu nas quarta. Ela não teve dificuldade para derrubar a lucky-loser russa Elina Avanesyan, 134ª colocada no ranking, e levou a melhor por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3 anotadas em 1h39 de confronto.
Em sua melhor campanha da carreira no saibro parisiense, passando pela primeira vez da terceira rodada, Muchova chega às quartas de um Grand Slam pela quarta vez, algo que fez duas vezes em Wimbledon (2019 e 2021) e uma no Australian Open, onde foi semifinalista em 2021.
Para tentar igualar seu melhor desempenho em um dos quatro principais torneios, ela terá que superar outra russa, a vice-campeã de Roland Garros em 2021 Anastasia Pavlyuchenkova, que mais cedo bateu a belga Elise Mertens de virada. Elas já se enfrentaram três vezes no circuito, Muchova perdeu as duas primeiras, no sintético de Moscou (2019) e no saibro de Madri (2021), mas venceu a última, na grama de Wimbledon (2021).
+ Tchecas fecham primeira rodada com apenas 3 vitórias
Apenas a quinta lucky-loser a alcançar as oitavas de Roland Garros desde a Era Aberta, Avanesyan foi quebrada logo de cara e perdeu os dois primeiros games da partida. Ela chegou a buscar a igualdade por 2/2, mas então sofreu dois breaks consecutivos, chegou a diminuir o prejuízo devolvendo um deles no oitavo game, mas no nono Muchova confirmou de zero e fechou o primeiro set.
Na segunda parcial a história foi parecida, com a tcheca novamente largando na frente para abrir 4/1, mas depois sofrendo um pouco para fechar. A russa devolveu um break no sexto, perdeu o saque de novo no sétimo, salvou dois match-points no oitavo e bateu o serviço de Muchova mais uma vez, mas em seguida voltou a ser quebrada, com a tcheca selando a vitória no quinto match-point que teve.
Ver essa foto no Instagram