Paris (França) - Adversária de Beatriz Haddad Maia nas oitavas de final de Roland Garros, a espanhola Sara Sorribes está mais do que habituada a passar bastante tempo em quadra. Ela disputou três das 10 partidas mais longas de 2021 e também esteve envolvida em duas das cinco partidas mais longas da temporada passada. Nessas cinco maratonas, ela venceu quatro.
Número 1 do Brasil e 14ª do mundo, Bia enfrenta Sorribes nesta segunda-feira às 6h (de Brasília). O histórico entre elas está empatado por 2 a 2 e o duelo mais recente teve 3h06 de duração, com vitória da espanhola na Austrália no início do ano passado.
Com um estilo de jogo que aposta em longas trocas do fundo de quadra, Sorribes conquistou seu primeiro título de WTA em 2021 em Guadalajara, e depois chegou ao 32º lugar do ranking no ano passado. "Quando estou competindo, dou 100%", disse Sorribes, em entrevista coletiva no último sábado. Ela aparece atualmente apenas na 132ª posição.
"Eu corro para chegar em todas as bolas. Não sei como não fazer isso. Não sei nem treinar sem jogar assim. Na sexta-feira, estava a 200% no aquecimento. Meu fisioterapeuta disse 'Sara, você estará jogando em duas horas. Você precisa se acalmar'", acrescentou a jogadora de 26 anos, que faz sua melhor campanha em Grand Slam. Depois de ter vencido os jogos contra Petra Martic e Clara Burel, ela foi beneficiada pela desistência da número 4 do mundo Elena Rybakina, que sequer entrou em quadra, por motivos de saúde.
Nos últimos meses, duas lesões comprometeram a evolução da espanhola no circuito. Ela quebrou uma costela durante a partida contra Nuria Parrizas Diaz em Roma no ano passado, o que a tirou da edição passada de Roland Garros. E quando voltou a jogar, começou a sentir dores no pé esquerdo em Cincinnati. Exames posteriores confirmaram uma fratura e a tenista precisou passar três meses de muletas. "Continuei jogando por alguns meses. Quando fiz a ressonância magnética, meu pé estava quebrado. Foi muito difícil ficar longe do circuito, porque amo o que faço".
Sorribes não foi ao Australian Open em janeiro e só iniciou a temporada em abril, jogando em Bogotá. E mesmo sem ritmo de jogo, chegou às quartas no torneio colombiano no saibro. Ela também chegou à final e a uma semi em torneios ITF W100 no circuito da Federação Internacional durante a preparação para Paris.
Veja os jogos longos de Sorribes em 2021
Roma - Primeira rodada - 3h51
Sara Sorribes (ESP) v. [C]Camila Giorgi (ITA), 7/6(4) 6/7(7) 7/5
Tenerife - Primeira rodada - 3h26
Varvara Gracheva (RUS) v. [3]Sara Sorribes (ESP), 6/4 5/7 7/6(4)
Abu Dhabi - Segunda rodada - 3h23
Sara Sorribes (ESP) v. Bernarda Pera (EUA), 5/7 6/3 6/4
Veja os jogos longos de Sorribes em 2022
Cleveland - Primeira rodada - 3h54
Sara Sorribes (ESP) v. Camila Osorio (COL) 7/6(5) 4/6 6/3
Toronto - Primeira rodada - 3h33
Sara Sorribes (ESP) v. [Q]Claire Liu (EUA), 7/6(4) 2/6 7/6(5)