Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Sabalenka: 'Quadra e atmosfera diferentes à noite'
04/06/2023 às 20h24

Partida deste domingo foi primeira da chave feminina nas sessões noturnas da quadra Philippe Chatrier

Foto: Philippe Montigny/FFT

Paris (França) - A partida entre Aryna Sabalenka e Sloane Stephens pelas oitavas de final de Roland Garros foi a primeira da chave feminina nas sessões noturnas da quadra Philippe Chatrier em 2023. Vencedora do confronto em sets diretos, Sabalenka falou sobre as diferentes condições entre os jogos diurnos e noturnos em Paris.

A número 2 do mundo destacou que o jogo fica mais lento à noite, o que dificulta a definição dos pontos para jogadoras mais agressivas como ela. Por outro lado, curtiu a atmosfera do estádio, no último jogo da rodada e com grande público nas arquibancadas.

"Acho que foi um pouco diferente, porque a bola não voou tanto. Foi muito mais lento. Eu diria que quando começamos, nos três primeiros games, a velocidade da bola foi meio parecida com a sessão do dia. Eu senti assim. Mas aí o jogo começou a ficar cada vez mais lento, e acho que é por isso que ela teve mais chances. Tive dificuldade para me ajustar à bola, porque estava super lento para mim. Foi muito complicado", disse Sabalenka após a vitória por 7/6 (7-5) e 6/4 sobre Stephens, 30ª do ranking.

"O jogo de tênis fica um pouco diferente, e a atmosfera também diferente", avalia a campeã do Australian Open, que chegou a ter 5/0 no primeiro set, mas só fechou a parcial no tiebreak. "Foi uma partida louca. Ela jogou um tênis incrível e foi buscar um 0/5. Isso mostra que ela é uma grande lutadora e que não me daria essa vitória facilmente. Estou super feliz por ter vencido o primeiro set, e mesmo o segundo também foi difícil".

Adversária da ucraniana Elina Svitolina nas quartas, a bielorrussa acredita que o jogo em condições adversas traz ainda mais confiança. "Apesar de tudo, é uma boa partida para jogar na quadra de saibro. É uma boa preparação. Se você conseguir vencer nessas condições, você pode superar o que quer que aconteça no torneio. Muitas bolas voltando. Não foi fácil finalizar os pontos. Então, sempre tive que encontrar os golpes perfeitos. Então, foi partida incrível hoje. No começo, eu não esperava tanta gente. A atmosfera do estádio estava ótima. Senti como se fosse uma final, com a quadra cheia. No final do primeiro set, as pessoas estavam torcendo mais por ela. Mas espero que tenham gostado do jogo".

Disputa pelo número 1 do ranking
Com a campanha até as quartas de final, Sabalenka já obriga a atual número 1 Iga Swiatek a chegar pelo menos à semifinal em Paris para manter a liderança. Swiatek é a atual campeã em Paris e enfrentará a ucraniana Lesia Tsurenko nesta segunda-feira pelas oitavas de final em Paris. Existe a possibilidade de um confronto direto entre Swiatek e Sabalenka pela liderança do ranking na final. Elas já decidiram os títulos de Stuttgart e Madri nesta temporada de saibro.

Comentários