Notícias | Dia a dia
Wimbledon muda após polêmica com Djoko e Nadal
30/04/2019 às 14h56

Partidas suspensas às 23h não precisarão fechar o teto no dia seguinte

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - A organização de Wimbledon realizou uma mudança no regulamento para os jogos que ultrapassam o horário das 23h (locais), limite para a realização de eventos esportivos em Londres. A partir deste ano, não haverá mais a obrigatoriedade do fechamento do teto para o reinício da disputa no dia seguinte. Tampouco haverá consulta prévia aos jogadores e a decisão respeitará as condições climáticas do dia.

A decisão foi motivada após uma polêmica na semifinal do ano passado entre Novak Djokovic e Rafael Nadal, vencida pelo sérvio por 6/4, 3/6, 7/6 (11-9), 3/6 e 10/8 após 5h15 de disputa. A partida havia sido iniciada na tarde de sexta-feira, que teve três sets e 2h54 de jogo. Já na manhã de sábado, foram realizadas as duas últimas parciais também com a quadra coberta, mantendo as condições em que o jogo estava sendo disputado.

Em caso de acordo entre os dois atletas, o teto poderia ser aberto no dia seguinte, mas eles reprovaram a proposta. Lembrando que a final feminina, entre Angelique Kerber e Serena Williams, aconteceu logo depois naquele sábado, ao ar livre.

Primeira semifinal foi ainda mais longa
Na ocasião, a primeira semifinal entre Kevn Anderson e John Isner acabou durando 6h36. Diante da pequena possibilidade de concluir a segunda partida no mesmo dia, Djokovic e Nadal atuaram desde o princípio com o teto fechado na Quadra Central do All England Club, o que garantia iluminação artificial e a chance de disputar parte do jogo até a suspensão obrigatória às 23h.

Como Nadal e Djokovic reagiram à decisão
Na época, Nadal deixou claro que queria quadra aberta desde a sexta-feira, mesmo que o jogo fosse suspenso mais cedo. "Prefiro não falar sobre isso para que não me interpretem mal. Se você começa indoor, deve terminar nas mesmas condições", concordou, antes de completar. "Ontem começamos com teto fechado para ganhar tempo, mas não acho que tenha sido o correto".

Já Djokovic considerou correta a decisão de manter o teto fechado. "Tudo o que sei é que os organizadores nos disseram alguns minutos antes que o jogo continuaria com o teto fechado. Para ser honesto, eu me preparei para o jogo pensando continuaria nessas condições, porque começamos ontem assim e acho que seria normal concluir da mesma forma. É apenas a minha opinião".

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis