Notícias | Top Spin
Mertens: apenas uma garota simples do interior
30/04/2019 às 16h40

Hamont-Achel (Bélgica) - A belga Elise Mertens, número 18 do mundo, 23 anos, foi retratada no programa Minha História, do canal de vídeos da WTA no Youtube. No programa de quase 10 minutos, a jovem nascida em Leuven pode ser vista ao lado da mãe Liliane Barbe, professora de línguas e História, e do pai  Guido Mertens, que produz móveis para igrejas. A irmã mais velha Lauren é pilota da KLM e foi quem a introduziu no tênis aos 4 anos. “Sou perfeccionista, uma pessoa feliz, muito normal”, diz. A cidade onde mora é “realmente pequena”, mas o porto seguro para onde volta depois de jogar em grandes cidades. “Nós somos muito unidos e estamos em contato praticamente todos os dias”, conta a mãe. “As coisas básicas a fazem feliz”, diz a irmã. “Estar em casa é como férias para ela”, acrescenta o pai.

“É realmente importante ter uma base muito boa base”, diz Mertens, cria da academia de Kim Clijsters em Bree. “É incrível o que ela já conseguiu. Ela veio para cá como juvenil, fomos trabalhando, os pontos foram vindo e de repente ela é uma jogadora top. Isso é inacreditável”, comenta a ex-número 1 do mundo. Elise diz que isso tudo ainda é novo para ela e que procura se inspirar nas pessoas. “Tentar manter as coisas simples, pés no chão, espero que ela continue assim pelo resto da vida”, sonha a mãe Liliane. Para relaxar quando está em casa, Elise adora jogar tênis de mesa com o pai, que ela conta ter uma personalidade parecida com a dela e que a ajudou muito quando era criança e muito tímida. Mas sua mãe, com sua personalidade otimista, também a ajudou bastante. Nos fins de semana, Elise gosta de levar os cachorros para passear. “Sou apenas uma garota simples, de uma pequena cidade. Há mais coisas além do tênis que são realmente importantes.” Na reportagem também conhecemos Robbe Ceyssens, seu namorado e membro de sua equipe, e Lisa Van Baelen, sua amiga, com quem vai para festas, ao cinema, joga boliche. “Só não posso voltar tarde, por causa do treino de manhã, mas meus amigos compreendem isso e isso é legal.” Clijsters aponta suas qualidades: “Ela tem uma boa cabeça, é muito disciplinada, é uma boa ouvinte, gosta de aprender e deseja melhorar”.

Elise tem cinco títulos na carreira: Hobart (2017); Hobart, Lugano e Rabat (2018) e Doha (2019). Em 2017, ela foi vice-campeã em Istambul.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis