* atualizado às 10h39 com adversário e queda de Almeida
Paris (França) - Se em sua estreia na chave juvenil de Roland Garros o carioca João Fonseca cedeu apenas quatro games, nesta terça-feira ele foi ainda melhor e perdeu apenas três contra o norte-americano Roy Horovitz, precisando de apenas 56 minutos para derrubar seu segundo obstáculo no torneio com o placar final de 6/3 e 6/0.
Classificado para as oitavas de final em Paris, Fonseca já repete a campanha do ano passado, o cabeça de chave número 10 deverá ter mais trabalho na próxima fase, quando cruzará com o búlgaro Ilyan Radulov, quinto pré-classificado, que fez valer o favoritismo diante do tenista da casa Paul Barbier Gazeu mas com duros 7/6 (7-5) e 7/5.
Apesar do placar bastante elástico, Fonseca saiu perdendo e viu o rival norte-americano, 29º no ranking juvenil, abrir 2/0 no primeiro set. Porém, o brasileiro reagiu imediatamente, devolveu o break no terceiro game e logo em seguida empatou por 2/2. A igualdade permaneceu até o 3/3, quando veio uma arrancada que definiu o jogo.
Fonseca anotou duas quebras seguidas e acabou vencendo os últimos quatro games da parcial inicial, marcando 1 a 0 no placar. Ele então tomou as rédeas da partida e deslanchou de vez, anotou mais três quebras seguidas, salvou um break-point no quinto game e anotou um 'pneu' no segundo set, faturando 10 games seguidos para selar sua vitória.
Já o paranaense Gustavo Almeida se despediu do torneio de vez. Batido na estreia de simples, ele também caiu na chave de duplas, onde jogou ao lado do espanhol Alejo Sanchez. Eles foram superados pelos alemães David Fix e Marc Majdandzic, 6/3 e 6/3.