Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Muchova brilha, faz semi inédita e volta ao top 20
06/06/2023 às 08h06

Paris (França) - Após alcançar a segunda semana em Roland Garros pela primeira vez, a tcheca Karolina Muchova manteve o embalo e venceu mais uma. Nesta terça-feira, a vítima da vez foi a russa Anastasia Pavlyuchenkova, que não conseguiu encontrar respostas e acabou superada em sets diretos, com o placar final de 7/5 e 6/2, depois de 1h40 de confronto.

Debutando em uma semi no saibro parisiense, Muchova já havia alcançado tal fase uma vez antes em Grand Slam, no Australian Open de 2021. A tcheca de 26 anos e atual 43 do mundo espera agora pela vencedora do duelo entre a bielorrussa Aryna Sabalenka, melhor jogadora da temporada e na briga pelo número 1 do mundo, e a ucraniana Elina Svitolina, que vem crescendo após o retorno ao circuito.

Com sua melhor campanha da carreira na competição, a tcheca vai dar um grande salto no ranking, não apenas voltando ao top 20, mas também igualando sua melhor marca. Muchova subirá para a 19ª colocação, pode chegar a 16ª se vencer mais uma e alcançar sua primeira final de Slam e até estrear no top 10 se for campeão, atingindo justamente o 10º lugar.

Responsável por surpreender a grega Maria Sakkari logo na estreia, Muchova foi apenas uma das três tchecas que passaram pela primeira rodada. Ela é a oitava tenista de seu país, desde 1990, a alcançar a semi em Roland Garros, se juntando a Barbora Krejcikova, Petra Kvitova, Jana Novotna, Karolina Pliskova, Lucie Safarova, Nicole Vaidisova e Marketa Vondrousova.

A tcheca abriu a partida quebrando Pavlyuchenkova logo no primeiro game e por pouco não ampliou a vantagem no quinto, quando perdeu cinco break-points. As chances desperdiçadas custaram caro, uma vez que na sequência ela levou um break de volta. Muchova acabou levando a melhor, mas precisou sacar duas vezes para o set, a primeira em 5/4, logo após anotar nova quebra, e a outra em 6/5.

Na segunda parcial, Muchova controlou melhor a situação e não deu chances para a rival russa. Novamente ela abriu 2/0 de cara, mas desta vez impediu reação de Pavlyuchenkova, que não teve um break-point sequer a mais. A tcheca bateu o saque da russa novamente, no quinto game, e então administrou a confortável vantagem para ficar com a vitória.

Comentários