Notícias | Dia a dia
Há 12 anos, Nadal vencia a Batalha das Superfícies
02/05/2019 às 18h09

Palma de Mallorca (Espanha) - Além da rivalidade de 38 partidas válidas por competições oficiais, Rafael Nadal e Roger Federer já protagonizaram mais algumas disputas em partidas de exibição. Uma das mais famosas foi a Batalha das Superfícies, disputada no dia 2 de maio de 2007 em Palma de Mallorca, na Espanha.

Diante dos amplos domínios de Nadal em Roland Garros e de Federer em Wimbledon na época, foi desenvolvida uma quadra com metade de saibro e metade de grama para o duelo entre os números 1 e 2 do mundo. Nadal venceu aquela disputa por 7/5, 4/6 e 7/6 (12-10) depois de salvar dois match points.

Naquela época, Federer e Nadal traziam longas invencibilidades em seus pisos favoritos. O espanhol estava há três anos sem perder no saibro, acumulando 72 vitórias seguidas. Já o suíço havia vencido os últimos 48 jogos que disputou em quadras de grama.

Ainda que Nadal lidere o histórico de confrontos contra Federer por 23 a 15, o que lhe confere um aproveitamento de 61%, o suíço leva vantagem no retrospecto recente e vem de cinco vitórias consecutivas contra o rival, para quem não perde desde a semifinal do Australian Open de 2014.

A rivalidade entre eles é a terceira maior em número de confrontos na Era Aberta do tênis masculino. Em primeiro lugar aparece o histórico de 53 jogos entre Nadal e Novak Djokovic. O sérvio lidera o retrospecto por 28 a 25. A segunda maior rivalidade envolve Djokovic e Federer, novamente com vantagem sérvia, por 25 a 22 em 47 partidas.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis