Paris (França) - Não deu para o carioca João Fonseca na chave juvenil de Roland Garros. Após três boas vitórias, o cabeça de chave número 10 foi eliminado nas quartas de final pelo norte-americano Learner Tien, que gastou 1h24 para derrubar o brasileiro por 2 sets a 1, com o placar final de 6/3, 2/6 e 6/1.
Atual 838 da ATP e 21º do mundo no ranking juvenil, Tien já foi quarto colocado na lista da ITF, logo após o vice-campeonato no Australian Open. Tentando buscar mais uma final de Grand Slam, ele espera agora pelo vencedor do duelo entre o boliviano Juan Carlos Angelo e o austríaco Joel Schwaerzler.
O norte-americano de 17 anos começou muito bem na partida, vencendo os quatro primeiros games com duas quebras seguidas. Fonseca conseguiu frear um pouco a arrancada inicial e devolveu um dos breaks no quinto game. Porém, ele não fez mais do que diminuir o prejuízo e acabou mesmo superado no set.
Na segunda parcial, o carioca de 16 anos e atual 16º colocado no ranking juvenil, igualou o jogo no início e depois foi superior na reta final. Os dois chegaram empatados em 2/2, quando Fonseca arrancou para empatar a partida, anotou duas quebras consecutivas e venceu os quatro games que faltavam.
Porém, o bom momento do brasileiro ficou no segundo set. Ele sofreu com o saque no terceiro, encarou break-points em todos os games de serviço e foi quebrado três vezes, no primeiro, no quinto e no sétimo e último, confirmando o saque apenas no terceiro, quando salvou três break-points para evitar o 'pneu'.