Paris (França) - Campeão de Roland Garros em 2015 ao lado do mineiro Marcelo Melo, o croata Ivan Dodig pode conquistar o bicampeonato neste ano ao lado do norte-americano Austin Krajicek, que além de buscar o primeiro título de Grand Slam, também pode sair de Paris como número 1 do mundo nas duplas.
Nesta quinta-feira, na primeira semifinal do dia, Dodig e Krajicek fizeram valer o melhor momento e bateram o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos, em confronto entre os cabeças de chave 4 e 10, respectivamente, com o placar final de 6/3 e 7/6 (7-3), depois de 1h54 de partida.
Krajicek precisa conquistar o título com Dodig para atingir a ponta do ranking, superando. Atual número 5 do mundo, o norte-americano de 32 anos tem nove títulos no circuito , cinco deles ao lado do parceiro croata, com quem venceu o ATP 500 de Roterdã e o Masters 1000 de Monte Carlo nesta temporada.
Os rivais na decisão serão os belgas Sander Gille e Joran Vliegen, que na outra semi ignoraram o favoritismo do holandês Matwe Middelkoop e do alemão Andres Mies, 12ª dupla mais bem cotada ao título, e levaram a melhor em sets diretos, marcando parciais de 6/4 e 7/5, depois de 1h42 de embate.
A parceria belga têm sete títulos na carreira, porém todos em nível ATP 250, os mais recentes neste ano em Pune e no Estoril. Eles têm mais dois vice-campeonatos, também no mesmo nível, chegando a uma decisão deste porte pela primeira vez na carreira. Gille é o atual 40 do mundo nas duplas e Vliegen aparece na 41ª colocação.