Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Gilbert acha que 5 sets dão favoritismo a Djokovic
08/06/2023 às 12h45

Paris (França) - Apesar de encher o espanhol Carlos Alcaraz de elogios, o ex-top 10 Brad Gilbert, que treinou nomes como Andre Agassi, Andy Roddick e Andy Murray, acredita que Novak Djokovic leva pequeno favoritismo para a tão aguardada semifinal de Roland Garros desta sexta-feira.

"Alcaraz tem jogado com mais astúcia e mais variedade do que no ano passado em Paris", avaliou Gilbert. "Ele não está tentando passar por você. Ele pode passar por você, mas está jogando com muito mais spin."

Um dos problemas que o treinador enxerga é que Alcaraz vem de três jogos seguidos contra adversários de backhand de uma mão - Denis Shapovalov, Lorenzo Musetti e Stefanos Tsitsipas -, o que é muito diferente do sólido backhand de Djokovic.

Gilbert não dá muita importância ao único confronto direto entre eles, a vitória muito apertada de Alcaraz na semifinal de Madri do ano passado, já que o saibro do torneio é mais veloz devido à altitude.

E acha que Djokovic apresenta pequeno favoritismo e que isso poderá ser maior se não houver tanta ventania durante o jogo - ele diz que Alcaraz joga com mais spin e assim teria mais recursos nessa situação - porque se trata de uma melhor de cinco sets. "Essa capacidade ficou clara na partida contra Karen Khachanov, em que dominou após vencer o tiebreak do segundo set. O sérvio venceu todos os cinco tiebreaks disputados até agora no torneio sem cometer um único erro não forçado.

A questão para Gilbert é qual será a postura tática do sérvio. "Ele será capaz de fazer isso contra o ataque de Alcaraz? Isso me faz acreditar que veremos Djokovic jogar de forma mais ofensiva e assim evitar ser pressionado. Ele tem uma habilidade que eu amo: optar por uma coisa e de repente mudar tudo, porque ainda há tempo neste formato de cinco sets."

No que diz respeito às trocas de linha de base, Gilbert elogiou os dois jogadores por suas habilidades defensivas e movimentação e explicou como eles atacam de maneiras diferentes: "Eu diria que o Alcaraz tem um grande, grande ataque onde ele pode te machucar com um tiro. E Djoker pode disparar quatro bolas que podem queimar seus pulmões."

Gilbert não dá muita importância à relativa inexperiência de Alcaraz nos Slam, mas sente que a capacidade de Djokovic de jogar seu melhor com a torcida contra ele pode entrar em jogo. Ele ainda considera o saibro uma superfície neutra para o duelo entre eles - Alcaraz joga melhor na quadra dura, diz o treinador - e ressalta a semelhante entre Carlitos e Rafael Nadal. "Djokovic jogará contra um adversário que, ainda que o sérvio atue bem, ainda pode perder, como acontece diante de Nadal".

Comentários