Notícias | Dia a dia | Roland Garros
'Tive chances e voltarei mais forte', afirma Sabalenka
08/06/2023 às 17h45

Sabalenka tinha chances de sair de Roland Garros na liderança do ranking

Foto: Julien Crosnier/FFT

Paris (França) - Após a derrota em uma equilibrada semifinal de Roland Garros, Aryna Sabalenka lamentou as oportunidades perdidas na partida contra Karolina Muchova. A número 2 do mundo chegou a ter a liderar o terceiro set por 5/2 e teve um match-point, mas permitiu a virada da tcheca, que venceu os últimos cinco games disputados na partida com 3h13 de duração. E apesar da frustração pelo resultado, ela não tira os méritos de sua adversária e avalia sua campanha no torneio de forma positiva.

"Foi uma partida difícil. Ela jogou um tênis inacreditável. Mesmo assim, tive muitas oportunidades e não aproveitei. É claro que estou muito desapontada com esta dura derrota, mas tudo bem", disse Sabalenka após a derrota por 7/6 (7-5), 6/7 (5-7) e 7/5 nesta quinta-feira em Paris.

"Depois que eu sofri uma quebra quando estava sacando para o jogo, ela cresceu na partida e começou a ser um pouco mais agressiva, enquanto eu perdi um pouco do ritmo", avaliou a campeã do Australian Open. Depois de ter permitido o empate, ela cometeu duas duplas faltas no game de 5/5, sofrendo uma nova quebra, e permitindo que Muchova definisse a partida em seu saque.

Apesar de Muchova não ter sido cabeça de chave em Roland Garros e ocupar atualmente o 43º lugar do ranking, ela já foi semifinalista do Australian Open há pouco mais de dois anos e voltará ao top 20 na próxima semana, com chance de entrar no top 10 em caso de título. A tcheca sofreu muito com lesões musculares na região abdominal nos últimos anos. Ela é reconhecida por usar muitas variações táticas e ter um bom jogo de rede.

"Ela jogou um ótimo tênis. Estava um pouco fora do radar, mas sempre jogou um muito bem, vindo para a rede e sendo agressiva. É um pouco complicado construir pontos contra ela", avaliou Sabalenka, que enfrentou a tcheca pela segunda vez no circuito, agora com uma vitória e uma derrota.

Havia a possibilidade de Sabalenka chegar à liderança do ranking após Roland Garros. Se ela fosse finalista em Paris, obrigaria a atual número 1 Iga Swiatek a conquistar o título para se manter no topo. "Não senti uma pressão extra. Emocionalmente, me senti muito bem. É claro que você sempre enfrenta alguns desafios. Tenho que aprender com essa partida e voltar mais forte".

"Mas, de qualquer forma, espero continuar fazendo esta temporada incrível. Não vejo este torneio como um torneio negativo. Acho que melhorei muito no saibro e este é o meu melhor resultado aqui", acrescentou a jogadora de 25 anos. Foi uma partida difícil e tive muitas oportunidades, mas ainda assim, gostaria de ver este torneio de forma positiva".

Foco na temporada de grama e em Wimbledon 

Diferente do que aconteceu no ano passado, a bielorrussa poderá jogar em Wimbledon. O Grand Slam londrino adotou as mesmas regras do restante do circuito, permitindo que jogadores da Rússia ou Belarus possam atuar sob bandeiras neutras e sem uso de símbolos nacionais. Sabalenka diz que já está tudo regularizado para atuar na temporada de grama.

"Já tenho o meu visto e posso comemorar. Isso é uma ótima notícia. Estou super animada e gosto muito de jogar lá. Eu realmente gosto da atmosfera. Senti muita falta de jogar em Wimbledon no ano passado e, sim, mal posso esperar para voltar e mostrar meu melhor tênis".

Comentários