's-Hertogenbosch (Holanda) - O primeiro de jogos pelo WTA 250 de 's-Hertogenbosch foi de vitórias para as principais favoritas. Mas enquanto Veronika Kudermetova e Victoria Azarenka venceram suas partidas de forma bastante tranquila, a cabeça 2 do torneio Liudmila Samsonova estreou na temporada de grama com uma batalha de 3h40. Número 15 do mundo Samsonova superou nesta segunda-feira a alemã vinda do quali Lena Papadakis por 7/5, 6/7 (5-7) e 7/6 (7-3).
Samsonova, que tem um título na grama de Berlim em 2021, teve altos e baixos nos games de saque da partida de estreia. Ela disparou 11 aces e cometeu 10 duplas faltas. Mas apesar de ter enfrentado 14 break-points, cedeu apenas duas quebras, e conseguiu quebrar três vezes o serviço de sua adversária. A russa pode enfrentar nas oitavas sua compatriota de 20 anos Polina Kudermetova ou a chinesa Yue Yuan.
3h40m on grass!! 🥵@LiudaSamsonova edges past qualifier Papadakis and into the #LibemaOpen last 16 pic.twitter.com/9vFLQKP0CL
— wta (@WTA) June 12, 2023
Kudermetova avança, Azarenka salva cinco set-points
A principal cabeça de chave Veronika Kudermetova, número 14 do mundo, liderava a partida contra a norte-americana Alison Riske por 6/3 e 3/0, quando a rival se retirou por lesão no joelho. Sua adversária nas oitavas é a canadense vinda do quali Carol Zhao, 163ª do ranking, que venceu a belga Ysaline Bonaventure por 7/6 (7-3) e 7/6 (7-4).
Já a ex-número 1 do mundo Victoria Azarenka, atual 19ª do ranking, venceu a sérvia vinda do quali Natalija Stevanovic, 231ª colocada, por 7/6 (7-5) e 6/3. Azarenka salvou cinco set-points na primeira parcial e não teve o serviço ameaçado no segundo set, conquistando apenas uma quebra. Após a partida, a experiente tenista de 33 anos recebeu a visita do filho Leo, de 6 anos, em quadra.
Family fun in Den Bosch 👩👦@vika7 | #LibemaOpen pic.twitter.com/I1QsuQC0ch
— wta (@WTA) June 12, 2023
Ainda nesta segunda-feira, a belga Greet Minnen venceu a francesa Jessika Ponchet. Sua próxima rival pode ser a cabeça 7 bielorrussa Aliaksandra Sasnovich ou a italiana Lucrezia Stefanini. Já a norte-americana Emina Bektas, que veio do quali, bateu a húngara Dalma Galfi. Ela pode enfrentar a belga Elise Mertens, que estreia na terça contra a australiana Priscilla Hon.
Outra atração da rodada será a volta de Venus Williams ao circuito. A veterana de 42 anos e ex-número 1 do mundo estava sem jogar desde janeiro, em Auckland. Recuperada de uma lesão no tendão da coxa, ela entra em quadra a partir de 9h30 para enfrenta a suíça Celine Naef.