Notícias | Dia a dia
Nadal vence fácil e garante duelo com Wawrinka
09/05/2019 às 16h43

Nadal tem ampla vantagem no histórico de confrontos contra Wawrinka no circuito

Foto: Divulgação

Madri (Espanha) - Dominante desde os primeiros games da partida, Rafael Nadal venceu com facilidade seu segundo compromisso no Masters 1000 de Madri. O número 2 do mundo precisou de apenas 1h32 para superar o jovem norte-americano de 21 anos e 37º do ranking Frances Tiafoe por 6/3 e 6/4.

Garantido nas quartas de final, Nadal agora se prepara para enfrentar o suíço Stan Wawrinka, em reedição da final de 2013. O espanhol tem ampla vantagem no retrospecto e sofreu apenas três derrotas em vinte duelos entre eles. O reencontro acontece a partir das 16h30 (de Brasília) desta sexta-feira.

Pentacampeão do Masters 1000 de Madri, Nadal conquistou o torneio no saibro da capital espanhola pela última vez em 2017. Ele havia caído ainda nas quartas de final na edição passada do torneio, superado pelo austríaco Dominic Thiem. Dessa forma, o atleta da casa já defende os 180 pontos conquistados no ano passado. Mesmo que conquiste o título nesta semana, ele não tem como ameaçar a liderança do ranking de Novak Djokovic até o fim da temporada de saibro. O espanhol defende 3 mil pontos em Roma e Roland Garros.

Nadal ainda não conquistou títulos na atual temporada. O espanhol vem de duas eliminações em semifinais, em Monte Carlo e Barcelona, torneios que já venceu onze vezes em sua longa caminhada no circuito profissional. Também em 2019, o experiente jogador de 32 anos foi vice-campeão do Australian Open e semifinalista em Indian Wells, além de ter sido precocemente eliminado nas oitavas em Acapulco. Ele soma 19 vitórias e apenas quatro derrotas. 

Nadal começou o jogo sacando muito bem
O desempenho de Nadal no saque foi excelente no primeiro set, em que o espanhol cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço. Logo em seus dois primeiros games, colocou oito primeiros serviços em quadra e não perdeu pontos. Diante de um rival que tentava, a todo custo, dominar os pontos da linha de base, o espanhol apostou nas variações de efeitos e ângulos para tirar Tiafoe de sua zona de conforto no meio da quadra e conseguir uma quebra precoce ainda no quarto game da partida. Durante a parcial, Nadal tinha 7 a 4 em winners e havia cometido nove erros contra 15 do rival.

O único momento de pressão vivido por Nadal na partida foi um break point enfrentado pelo espanhol no quarto game do segundo set. Mas logo depois de confirmar o game de saque, o anfitrião voltou a quebrar o serviço do jovem adversário para não ser mais ameaçado. Nadal manteve o controle da partida e cedeu apenas mais três pontos em seu saque até o fim do jogo. O espanhol liderou a contagem de winners por 17 a 14 e terminou o jogo com 16 erros contra 25 do jovem norte-americano. Na rede, Nadal venceu oito pontos em nove tentativas.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis