Stuttgart (Alemanha) - Em uma final bastante equilibrada e definida apenas no tiebreak do terceiro set, Frances Tiafoe conquistou neste domingo seu terceiro título no circuito. O norte-americano de 25 anos foi campeão do ATP 250 de Stuttgart, em quadras de grama na Alemanha, superando o anfitrião Jan-Lennard Struff, 24º do ranking, por 4/6, 7/6 (7-1) e 7/6 (10-8) em 2h09 de partida.
Tiafoe chega a um título inédito na grama. Ele já havia vencido o ATP de Delray Beach no piso duro, ainda em 2018, e conquistou em abril o ATP de Houston em quadras de saibro. Esta foi sua sétima final da carreira. Além disso, o atual número 12 do mundo será top 10 a partir de segunda-feira.
Celebrating in style 🍾@FTiafoe @boss__open pic.twitter.com/NV9d0unKeh
— Tennis TV (@TennisTV) June 18, 2023
Filho de imigrantes de Serra Leoa, Tiafoe também se engajou muito em causas sociais, em especial na luta contra o racismo e também para tornar o tênis um esporte mais acessível em comunidades de baixa renda nos Estados Unidos. No fim de 2021, ele recebeu da ATP o Prêmio Humanitário Arthur Ashe por suas ações sociais fora das quadras.
Já o vice-campeão Struff segue sem títulos no circuito, mas vive sua melhor fase aos 33 anos. Também finalista do Masters 1000 de Madri, durante a temporada de saibro, o alemão jogou sua terceira decisão no circuito e fica muito perto de entrar no top 20 do ranking pela primeira vez na carreira.
WHAT A WAY TO FINISH IT 🔥
— Tennis TV (@TennisTV) June 18, 2023
The moment @FTiafoe came through an epic vs Struff for the Stuttgart title! #BOSSOPEN pic.twitter.com/4VPkS2yg0X
A partida deste domingo teve apenas uma quebra de serviço, conquistada por Struff no único break-point que teve em todo o primeiro set. Na segunda parcial, o alemão escapou de três set-points no saque quando perdia por 5/4, mas não evitou que Tiafoe dominasse o tiebreak. Durante o set, o norte-americano não teve o serviço ameaçado.
O terceiro set foi inteiramente sem quebras ou break-points, com os dois sacadores confirmando seus games de forma muito tranquila e definindo a maioria dos pontos em poucas trocas de bola, um jogo típico da grama. Em um novo tiebreak, Tiafoe chegou a salvar um match-point no saque antes de confirmar a vitória.
Pavic e Mektic vencem alemães na final de duplas
Na final de duplas, o título ficou com os croatas Mate Pavic e Nikola Mektic, que venceram na final os alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz por 7/6 (7-2) e 6/3. Este é o 16º título da parceria croata no circuito e o segundo na temporada, repetindo a conquista de Auckland em janeiro. O canhoto Pavic, de 29 anos, tem agora 34 conquistas no circuito da ATP, enquanto Mektic tem 34 anos e venceu seu 24º título.
Doubles Champions at the #BOSSOPEN 2023 🏆 Mate Pavić & Nikola Mektić
— BOSS OPEN (@boss__open) June 18, 2023
Congratulations 👏🎉💪#BOSSOPEN #atptour #atp #stuttgart #tennis #doubles pic.twitter.com/eg6IdfPNsI