Notícias | Dia a dia
Venus vence batalha de 3h e agora enfrenta Serena
13/05/2019 às 15h14

Venus precisou de nove match points para confirmar a vitória na estreia em Roma

Foto: Divulgação

Roma (Itália) - A rivalidade entre as irmãs Venus e Serena Williams ganhará um novo capítulo em Roma. Horas depois de Serena marcar uma tranquila vitória em sua estreia no saibro da capital italiana, foi a vez de Venus também avançar. A veterana de 38 anos teve que lutar muito e precisou de nove match points para passar pela belga Elise Mertens, número 20 do mundo, com parciais de 7/5, 3/6 e 7/6 (7-4) em 3h02 de partida.

Convidada para a disputa em Roma, Venus ocupa atualmente o 50º lugar do ranking mundial. Na atual temporada, a ex-número 1 tem doze vitórias e quatro derrotas. Ela não atuava desde o Premier de Miami, em março, quando parou nas oitavas de final da competição.

O histórico de 30 jogos entre as irmãs Williams é liderado por Serena, que tem 18 vitórias contra 12 da rival. Ela também levou a melhor no encontro mais recente, no US Open do ano passado. A última vitória de Venus também aconteceu em 2018, em Indian Wells. Em Roma, elas não se enfrentam desde 1998.

Campeã do torneio italiano em 1999, Venus caiu ainda nas oitavas no ano passado. Além do título conquistado há 20 anos, ela tem um vice-campeonato em 1998 e duas semifinais em 2006 e 2010. A última vez que chegou às quartas de final foi em 2017.

Venus precisou de nove match points para vencer
O difícil primeiro set durou 55 minutos e teve sete quebras de serviço. Venus escapou da derrota quando Mertens liderava por 5/4 e sacava para fechar e conseguiu duas quebras seguidas contra a belga. A norte-americana terminou a parcial com nove winners e 21 erros não-forçados.

Mertens foi muito firme do fundo de quadra no segundo set, reduzindo drasticamente a contagem de erros de 16 para apenas 5. Embora tenha enfrentado quatro break points no começo da parcial, a belga conseguiu manter o saque e quebrou duas vezes já no fim do set. Venus continuava errando bastante e deu 14 pontos de graça.

Logo na abertura do último set, Venus escapou de dois break points e ganhou confiança. Mesmo com bom índice de primeiro saque em quadra, na casa de 80%, Mertens permitiu duas novas quebras à ex-número 1. Mesmo enfrentando alguns games de serviço muito longos e disputados durante a parcial, a norte-americana aumentava a vantagem e chegou a fazer 5/1.

Sacando para o jogo, Venus teve seis match points para confirmar a vitória, mas não os aproveitou e viu a belga reduzir a diferença no terceiro break point. Pouco depois, a norte-americana teve duas novas chances de fechar o jogo, mas Mertens voltou a resistir muito bem e buscou o empate por 5/5. Houve uma nova troca de quebras antes da definição no tiebreak, também muito equilibrado e com ligeira vantagem da ex-líder do ranking. Mertens liderou a contagem de winners por 44 a 32, cometeu 49 erros contra 53 de Venus e até fez mais pontos na partida, 131 a 129.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis