Birmingham (Inglaterra) - Convidada para a disputa do WTA 250 de Birmingham, Venus Williams conseguiu uma grande vitória em sua partida de estreia no torneio em quadras de grama. A ex-número 1 do mundo superou nesta segunda-feira a italiana Camila Giorgi, 48ª do ranking, com parciais de 7/6 (7-5), 4/6 e 7/6 (8-6) em partida com 3h16 de duração.
Este é apenas o terceiro torneio que Venus disputa na temporada. Ela jogou em Auckland, ainda em janeiro, mas sofreu uma lesão no tendão da coxa, que a deixava afastada das competições até a semana passada, quando atuou na grama de 's-Hertogenbosch e foi superada na estreia. Aos 43 anos, a vencedora de sete títulos de Grand Slam ocupa o 697º lugar do ranking.
QUEEN VEE THINGS!!! 👑@Venuseswilliams ousts Giorgi in a three-set thriller, 7-6(5), 4-6, 7-6(6) in Birmingham!#RothesayClassic pic.twitter.com/aajuL9YMSz
— wta (@WTA) June 19, 2023
"Eu não vinha para cá há alguns anos e fico muito feliz por estar de volta", disse Venus, que não atuava em Birmingham desde 2019, ano em que chegou às quartas. "Não disputei tantas partidas este ano e é ótimo ter vencido. Em muitos momentos, eu imaginava que esse jogo estava acabado. Ela exigiu que eu jogasse ainda melhor".
Foi a terceira vitória de Venus sobre Giorgi no circuito. A norte-americana já havia superado a rival nas temporadas de 2015 e 2018. "Não jogava contra ela há cinco anos, mas todos os sets foram equilibrados, como hoje. Sabia que seria um jogo difícil e que ela é muito perigosa na grama. Ela jogou um tênis incrível e estou surpresa por ela não ser número 1 do mundo".
VINTAGE VENUS 🍷
— wta (@WTA) June 19, 2023
A stunning backhand pass seals the opening set tiebreak for @Venuseswilliams against Giorgi in Birmingham!#RothesayClassic pic.twitter.com/EifrHRNCNZ
Em um primeiro set com três quebras para cada lado, Venus largou com 3/0 e chegou a liderar por 5/3. Ela perdeu a chance de sacar para fechar, mas definiu o set no tiebreak.
Na parcial seguinte, o domínio foi de Giorgi, que conseguiu três quebras, explorando o segundo saque de Venus. A norte-americana cuidou muito melhor dos games de serviço no último set, em que cada jogadora conseguiu uma quebra. Desta vez, Venus só enfrentou um break-point e foi superior em mais um tiebreak.
It's nice to see YOU back, Vee 🥹💜@Venuseswilliams | #RothesayClassic pic.twitter.com/fOV8gHMMr8
— wta (@WTA) June 19, 2023
"Acertei alguns saques a quase 200km/h hoje. Fazia tempo que eu não conseguia isso!", vibrou a norte-americana, que disparou 8 aces na partida, enquanto Giorgi fez 10 duplas faltas. "Tive um bom começo de partida, mas então a minha perna começou a doer no terceiro game. Foi muito difícil controlar as emoções, mas consegui me acostumar durante a partida. Não pude me mover tão bem quanto eu queria, mas tentei chegar no máximo de bolas que foi possível"
Venus enfrenta nas oitavas de final a vencedora da partida entre a letã Jelena Ostapenko, segunda cabeça de chave e número 17 do mundo e a jovem tcheca de 18 anos Linda Noskova, 49ª do ranking. Ela venceu os dois duelos anteriores contra Ostapenko no circuito, ambos em 2017, enquanto um encontro com Noskova seria inédito.