Florianópolis (SC) - Dando sequência aos torneios internacionais de Tênis em Cadeira de Rodas, o Brasil participará de quatro torneios na Colômbia, nas cidades de Barranquilla e Cali. O Ciudad de Barranquilla Open abre a turnê colombiana, de 28 de junho a 1 de julho. Depois, os atletas jogam o Barranquilla Open, de 3 a 6 julho; o XV Cali Open, de 8 a 11 de julho; e a Copa Indervalle, de 13 a 16 de julho. A participação do time conta com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Para essa série de competições, foram chamados: Meirycoll Duval, Jade Lanai, Maria Fernanda Alves, Bruno Makey, Felipe Ferreira e Jucelio Torquato. Todos estarão acompanhados pelo treinador Lázaro Herculano.
Maria Fernanda Alves está se preparando para chegar 100% nos torneios. "Estou treinando muito todos os dias, me dedicando à parte física e mental e me alimentando bem", contou. "Esses torneios são muito importantes para conseguir me classificar para o Parapan em Santiago, no final do ano, e também contam para Paris-2024, que é minha maior meta", acrescentou a tenista.
“A nossa meta sempre é visar a melhora dos nossos jogadores nos rankings. Dessa forma, eles garantem vaga para os principais torneios da modalidade e colocam o esporte em mais evidência", destacou Herculano.
De acordo com o vice-presidente da CBT, Jesus Tajra, essa e outras turnês que a entidade realiza ajudam a fazer com que os tenistas alcem voos maiores na modalidade. “O apoio que damos aos atletas faz parte do projeto da CBT de incentivar o crescimento deles, e sabemos que eles estão em evolução. Esse trabalho permite que o Brasil garanta vagas em grandes eventos, como as Paralimpíadas e os Jogos Parapan-Americanos. Seguimos essa linha há alguns anos e temos obtido sucesso, sempre com o auxílio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)”, completou.
Os eventos fazem parte do Circuito UNIQLO Wheelchair Tennis Tour e recebem os principais atletas do mundo, de acordo com o ranking internacional vigente. A posição desses atletas define suas possíveis convocações para participar de grandes eventos como os Grand Slam e Mundiais, assim como posição no ranking e para futuras convocações para Parapan- Americanos de 2023 e Paralimpíadas de Paris 2024.