Montechiarugolo (Itália) - O cearense Thiago Monteiro não conseguiu fazer valer a condição de segundo mais bem cotado ao título no challenger de Montechiarugolo e acabou eliminado nas quartas de final. Nesta quinta-feira, ele foi superado em sets diretos pelo italiano Stefano Travaglia, que gastou 2h03 para triunfar com o placar final de 6/3 e 7/6 (7-5).
Atual 95 do mundo, Monteiro deve se manter na mesma colocação com a campanha, mas ainda pode ser ultrapassado por Alexandre Muller, que precisa vencer mais duas partidas na mesma competição do brasileiro para superá-lo no ranking. O francês enfrenta Alessandro Giannessi nas quartas e se vencer cruza com Travaglia na semi.
O canhoto de Fortaleza ainda tem a chance de avançar nas duplas ao lado de Giannessi, enfrentando mais tarde o suíço Luca Margaroli e o indiano Ramkumar Ramanathan, pelas quartas de final.
Monteiro não teve chances no primeiro set, terminando sem um break-point sequer a seu favor. Do outro lado, Travaglia conseguiu pressionar o saque do cearense duas vezes, perdeu dois break-points no segundo game e depois mais dois no quarto, quando acabou convertendo a quebra e abriu vantagem. Ele então administrou o placar até o final e marcou 1 a 0.
A segunda parcial foi mais parelha e o brasileiro enfim teve suas três primeiras chances de quebra, no quarto game. No sétimo, foi sua vez de encarar dois break-points. Sem quebras, a definição foi para o tiebreak, em que Monteiro chegou a abrir 5-3, mas então perdeu quatro pontos seguidos e assim a partida.