Notícias | Dia a dia
Federer salva match points e vence a 2ª no dia
16/05/2019 às 15h12

Roma (Itália) - Depois de um começo de jogo complicado e de enfrentar dificuldades também na reta final da partida, Roger Federer marcou sua segunda vitória no Masters 1000 de Roma. Horas depois de superar o português João Sousa pela rodada de estreia, o suíço voltou à quadra e salvou dois match points para derrotar o croata Borna Coric por 2/6, 6/4 e 7/6 (8-6) em 2h31 de partida.

Com o resultado, Federer garante seu lugar nas quartas de final da competição no saibro da capital italiana. A vitória desta quinta-feira foi a quarta de Federer em seis jogos contra Coric no circuito profissional. Este é o segundo torneio seguido que Federer vence um jogo salvando match point, já que ele escapou da derrota contra Gael Monfils nas oitavas em Madri.

Quatro vezes finalista no Masters 1000 de Roma, Federer ainda busca um título inédito no torneio. Ele não disputava a competição desde 2016. O veterano de 37 anos e número 3 do mundo agora enfrenta o vencedor da partida entre o grego Stefanos Tsitsipas e o italiano Fabio Fognini.

Federer começou o jogo perdendo por 4/0
O primeiro set não poderia começar pior para o suíço, que não se encontrou direito em quadra e acabou sofrendo duas quebras seguidas. Uma das coisas que mais incomodava o suíço era projeção da sombra na quadra. Lembrando que a partida foi disputada na Grandstand, segunda maior arena do Foro Itálico, e não no estádio principal. Coric aproveitou o momento, abriu 4/0 e ficou bem perto de largar na frente. O croata enfrentou apenas um break-point contra, no quarto game, e fechou a parcial perdendo somente dois games.

Depois de mostrar bastante irregularidade no início, Federer foi se acertando e voltou mais firme para o segundo set. Seu saque funcionou um pouco melhor e ele conseguiu uma quebra no sexto game. Quando liderava por 5/3, o suíço sacou para fechar e não aproveitou a chance. Mas Federer já havia feito ajustes no posicionamento para as devoluções e não se abateu para buscar nova quebra e empatar o jogo.

O terceiro set seguiu inteiramente sem quebras, sendo que Federer foi o jogador mais ameaçado. Coric sobreviveu aos games de serviço sem enfrentar break points e perdendo apenas cinco pontos, enquanto Federer perdeu onze pontos no saque e evitou duas oportunidades de quebra quando o placar estava empatado por 2/2 e 4/4.

O tiebreak começou com troca de vantagens para ambos os lados, mas alguns erros não-forçados do suíço permitiram ao croata abrir 3-1. Coric também mostrou um bom jogo de rede para sustentar a liderança e fazer 5-2. Com bom desempenho no saque, Federer conseguiu reduzir a diferença. O croata teve um match point no saque, mas desperdiçou ao jogar um forehand na rede. Na sequência, o suíço sacou muito bem para salvar outro match point e empatar a disputa por 6-6. Federer ganhou confiança e ainda teve mais duas chances de definir a partida. 

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis