Notícias | Dia a dia
Sakkari vira o jogo e aumenta festa grega nas semis
17/05/2019 às 17h00

Sakkari voltará ao top 30 e terá o melhor ranking da carreira

Foto: Divulgação

Roma (Itália) - O sábado de semifinais em Roma terá representantes da Grécia nas chaves masculina e feminina. Depois de Stefanos Tsitsipas contar com a desistência de Roger Federer para avançar entre os homens, Maria Sakkari buscou uma importante vitória no torneio feminino. Ela virou o jogo contra a francesa Kristina Mladenovic com parciais de 5/7, 6/3 e 6/0 em exatas 2h de disputa.

Sakkari vinha de uma rodada dupla bem sucedida na última quinta-feira. Ela superou a estoniana Anett Kontaveit, 16ª do ranking, e a tcheca Petra Kvitova, número 5 do mundo. Ao superar Kvitova, ela venceu seu quarto jogo contra top 10 na carreira.

Na semifinal marcada para o meio-dia (de Brasília) deste sábado, Sakkari enfrentará a tcheca Karolina Pliskova, sétima colocada no ranking mundial. As duas se enfrentaram apenas uma vez, justamente em Roma, com vitória da grega em três sets no ano passado.

 

Atual 39ª colocada no ranking aos 23 anos, Sakkari conquistou seu primeiro WTA há duas semanas, em Rabat. Vinda do qualificatório em Roma, a grega está somando 380 pontos (sendo 30 do quali e 350 da chave principal) pela campanha em uma semana com 105 a defender. Ela deve superar seu recorde pessoal no ranking, que foi o 29º lugar, alcançado em agosto.

Sakkari começou e terminou o jogo muito bem
O começo de partida foi muito bom para Sakkari, que rapidamente conseguiu uma quebra e abriu 3/0, chegando a liderar o set inicial por 4/1. Entretanto, dois games de serviço muito ruins, em que a grega fez apenas um ponto, mudaram a dinâmica da partida. Depois de estar perdendo por 5/3, Mladenovic terminou o set vencendo quatro games seguidos e 16 dos últimos 22 pontos disputados. A francesa liderava por 14 a 12 em winners.

A vitória no set inicial deu ainda mais confiança a Mladenovic. A ex-top 10 e atual 63ª colocada quebrou logo no início do segundo set, mas permitiu o empate por 2/2. Mas depois disso, Sakkari não enfrentou mais break points na parcial e tentou apostar em um jogo mais firme do fundo de quadra e reduziu sua estatística de erros de 14 para apenas cinco de um set para o outro. Com uma nova quebra, ela conseguiu empatar a partida.

O terceiro set foi uma via de mão única. Sakkari disparou três aces e só perdeu quatro pontos em seus games de serviço, enquanto Mladenovic já não conseguia sustentar as trocas de bola e nem suportava as devoluções de sua adversária. A grega conquistou três quebras de serviço para aplicar um 'pneu' na rival. Sakkari fez 38 a 28 em winners e terminou o jogo com 24 erros, um a menos que sua adversária.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis