Londres (Inglaterra) - Em seu primeiro torneio de grama fora do All England Club, o espanhol Carlos Alcaraz brilhou nesta semana no ATP 500 do Queen’s e conquistou seu primeiro título no tradicional piso ao bater o australiano Alex de Minaur na decisão deste domingo, triunfando em sets diretos, com o placar final de 6/4 e 6/4, anotado em 1h39 de confronto.
Além da festa pela inédita conquista na grama, Alcaraz também irá celebrar a volta à liderança do ranking, ultrapassando o sérvio Novak Djokovic mais uma vez. Com os 500 pontos somados, o espanhol de apenas 20 anos deixará ‘Nole’ para trás por apenas 80 pontos e chegará para a disputa de Wimbledon como o número 1.
O título no Queen’s Club é o 11º da carreira do jovem espanhol e o quinto da temporada, na qual ele só não chegou à final em três dos nove torneios que disputou, caindo nas semifinais em Roland Garros e no Masters 1000 de Miami e na terceira rodada no Masters 1000 de Roma. Tal desempenho deixa Alcaraz como o segundo melhor na corrida para o ATP Finals, atrás apenas de Djokovic.
Com a conquista deste domingo, além dos pontos no ranking, Alcaraz também leva para casa uma premiação de 477.795 euros. Já o vice-campeão De Minaur vai receber 220.880 euros e mais 300 pontos, que o farão subir uma colocação na lista da ATP, aparecendo no 15º lugar na próxima segunda-feira.
Alcaraz teve mais uma atuação quase que irretocável neste domingo, dando poucas chances ao australiano e levou a melhor em todos os break-points do jogo, salvando os dois que teve contra e convertendo os dois que teve a seu favor. O espanhol terminou com os mesmos 7 erros não forçados que teve De Minaur e ainda anotou menos bolas vencedoras (15 a 18).
Bastante equilibrada, a partida se definiu nos detalhes. No primeiro set, os sacadores prevaleceram nos sete primeiros games, até que Alcaraz enfrentou dois break-points contra no oitavo, salvando ambos. Ele aproveitou o bom momento após se salvar e conseguiu uma importante quebra no game seguinte, que definiu sua vitória na parcial.
Na virada dos sets, Alcaraz pediu atendimento médico e teve a coxa direita enfeixada, mas nada que tenha atrapalhado seu desempenho. Ele seguiu firme no duelo e também levou a melhor na segunda parcial, que teve margens ainda mais apertadas, com apenas um break-point disputado, que foi vencido pelo espanhol no quinto game e que decretou sua vitória.