Halle (Alemanha) - O mineiro Marcelo Melo conquistou neste domingo o seu terceiro título no ATP 500 de Halle e o 37º da carreira. Ele e o parceiro australiano John Peers derrotaram na final os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-3), 3/6 e 10-6, em 1h34min.
Foi o primeiro título da dupla - que jogou a segunda semana seguida na curta fase de grama - e o 11º de nível ATP 500 do mineiro. Eles seguem imediatamente para o ATP 250 de Mallorca, onde fazem os últimos ajustes antes de encarar a disputa de Wimbledon.
A taça na grama alemã renderá ao mineiro uma boa subida no ranking, ganhando oito posições para chegar ao 35º posto. Ele voltará a ser o número 1 do Brasil na próxima semana, deixando o gaúcho Rafael Matos para trás. Peers também subirá oito lugares e alcançara a 28ª colocação na próxima lista.
Os campeões de Halle, além de levarem 500 pontos no ranking, também vão dividir uma premiação de 134.840 euros. Enquanto isso, os italianos vice-campeões levam para casa 300 pontos na ATP e dividem entre eles uma premiação de 71.910 euros.
Melo e Peers por pouco não perderam o primeiro set, salvando um set-point com o saque no décimo game. Enquanto eles salvaram os quatro break-points que enfrentaram, os rivais italianos também evitaram os cinco que tiveram contra si e por isso a definição foi para o tiebreak, no qual o mineiro e o australiano levaram a melhor.
Só que na segunda parcial, Bolelli e Vavassori abriram 3/0 de cara e então só precisaram administrar a vantagem até o final. No match-tiebreak decisivo, Melo e Peers foram superiores, perderam só um ponto com o saque e venceram no terceiro match-point.