Notícias | Dia a dia
Iga vira o jogo e dá 'pneu' em estreia na grama
26/06/2023 às 16h19

A número 1 do mundo fez seu primeiro jogo na temporada de grama

Foto: Bad Homburg Open

Bad Homburg (Alemanha) - Duas semanas depois de conquistar o tricampeonato de Roland Garros, Iga Swiatek fez seu primeiro jogo na temporada de grama nesta segunda-feira. Atuando pelo WTA 250 de Bad Homburg, a número 1 do mundo precisou de tempo para se adaptar às condições, além de ter enfrentado uma jogadora experiente no piso, a alemã Tatjana Maria. Ainda assim, ela conseguiu reagir no placar e vencer por 5/7, 6/2 e 6/0 em 1h47 de partida.

Esta foi apenas a décima vitória na grama na carreira profissional de Swiatek, de 22 anos e que já conquistou quatro títulos de Grand Slam. Ela nunca venceu um torneio no piso. Sua adversária nas oitavas de final será a suíça Jil Teichmann, canhota de 25 anos e 129ª do ranking, que venceu a norte-americana Claire Liu por 3/6, 6/3 e 6/4. A líder do ranking venceu o único duelo anterior contra Teichmann, na semifinal de Adelaide em 2021.

"Ela tem um estilo de jogo diferente e no começo foi complicado", disse Swiatek, na entrevista em quara. "Mas estou muito feliz por ter descoberto uma maneira de resolver os problemas. Na grama, é a coisa mais importante. Depois do primeiro set, eu só pensava em olhar para a frente e no que eu poderia mudar. Sei que tenho o jogo para isso. Só precisava me encontrar um pouco".

Apesar de ter conseguido uma quebra logo na abertura da partida e de ter break-points dois games mais tarde, Swiatek precisou de tempo para se adaptar às condições. Atuando diante de uma rival experiente na grama e que utiliza muitos slices dos dois lados e subidas à rede, a polonesa teve dificuldade com as mudanças de ritmo. Além disso, outros dois fatores externos afetavam a partida, o vento e pouca de luz natural na quadra.

A número 1 do mundo chegou a liderar o set inicial por 4/2, mas permitiu a reação da experiente alemã. Semifinalista de Wimbledon no ano passado, Maria apostou em suas variações e provocou uma série de erros não-forçados da polonesa, especialmente com o forehand. A alemã buscou o empate no oitavo game, salvou break-point no 5/5 e voltou a quebrar no último game da parcial.

Mais adaptada às condições de jogo e ao tempo de bola de sua adversária, Swiatek dominou o segundo set. A número 1 do mundo colocou pressão constante nas devoluções de saque e quebrou duas vezes, além de ter perdido apenas três pontos em seus games de serviço para empatar a partida. Ela fez mais que o dobro de pontos da adversária no set, 31 a 15.

O domínio da líder do ranking continuou no terceiro set. Cada vez mais à vontade em quadra e explorando as subidas da rival à rede para aplicar ótimas passadas, ela conseguiu três novas quebras de serviço e seguiu sem ter o saque ameaçado para aplicar um 'pneu' e fechar o jogo.

Andreescu e Sherif vencem jogos duros na estreia
Ainda nesta segunda-feira, a egípcia Mayar Sherif e a canadense Bianca Andreescu venceram estreias difíceis em Bad Homburg. Quarta cabeça de chave e 31ª do ranking, Sherif venceu a alemã Anna-Lena Friedsam por 4/6, 6/4 e 7/5. Ela enfrenta a italiana Lucia Bronzetti nas oitavas. Já Andreescu, quinta favorita e finalista ano passado, passou pela convidada britânica Sonay Katral por 6/2, 3/6 e 7/5. A canadense, atual 51ª do mundo, enfrenta a espanhola Rebeka Masarova.

Segunda cabeça de chave do torneio, a russa Liudmila Samsonova jogou no domingo e venceu a búlgara Viktoriya Tomova por 6/1 e 6/4. A número 15 do mundo enfrentará a jovem tcheca de 18 anos Linda Noskova, 45ª do ranking, que bateu a ucraniana Kateryna Baindl por 6/2 e 7/5.

Comentários