fiogf49gjkf0d
Roger Federer, Novak Djokovic, Kei Nishikori, Tomas Berdych, ATP FinalsCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d Roger Federer, Novak Djokovic, Kei Nishikori, Tomas Berdych, ATP FinalsCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Roger Federer, Novak Djokovic, Kei Nishikori, Tomas Berdych, ATP Finalstênis" /> fiogf49gjkf0d 2015/federer/1115_finals_saque_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2015/federer/1115_finals_saque_int.jpg" />Londres (Inglaterra) - Já classificado para a semifinal do ATP Finals, o suíço Roger Federer entra em quadra nesta quinta-feira para terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento e garantir mais 200 pontos no ranking. O número 3 do mundo abre a programação contra o japonês Kei Nishikori, às 12h, horário de Brasília.
O histórico entre o ex-número 1 e o rival de 25 anos é curto e apertado. Federer lidera por 3 a 2 e o último confronto foi há um ano, justamente no Finals. O suíço marcou 6/3 e 6/2 na segunda rodada, mas o japonês ainda avançou à semifinal.
Desta vez, apenas a vitória interessa ao número 8 do mundo, que ainda tem de torcer por um resultado no último jogo do dia – veja as combinações para a definição do Grupo Stan Smith aqui.
Disputando o torneio pelo 14º ano seguido, Federer já é o maior vencedor e segue em busca do hepta. O ex-número 1 passou invicto pela fase de grupos em oito ocasiões. Ele ainda luta pela vice-liderança e para isso precisa vencer os próximos três jogos e torcer por derrotas do britânico Andy Murray, em Londres e na Copa Davis.
Depois de ver a sequência de vitórias encerrada nas mãos de Federer, o sérvio Novak Djokovic tenta se recuperar para continuar vivo na defesa do título. O número 1 do mundo, tetracampeão no Finals e atual tri consecutivo, tenta se tornar o primeiro jogador a vencer o torneios em quatro anos seguidos.
Antes da fase eliminatória, precisará provar a “freguesia” (20 a 2) diante do tcheco Tomas Berdych. Djokovic vem de sete triunfos seguidos contra o rival, mas os duelos deste ano foram equilibrados. O 6º colocado tirou sets em Dubai e em Monte Carlo e há duas semanas, no Masters de Paris, teve set points nas duas parciais e caiu em dois tiebreaks.
Duplas - O Grupo Arthur Ashe/Stan Smith tem um “amistoso” e uma decisão nesta quinta. No início do dia, o indiano Rohan Bopanna e o romeno Florin Mergea, garantidos na liderança do grupo, jogam “apenas” pelos pontos e pela premiação contra os italianos Simone Bolelli e Fabio Fognini, já eliminados.
O joga marcado para as 16h define a segunda vaga. Os americanos Bob e Mike Brayn, líderes do ranking de duplas, enfrentam o britânico Jamie Murray e o australiano John Peers, 4. Neste ano, as parcerias duelaram uma vez, na estreia do ATP 500 de Washington, que os gêmeos ficaram com o título. Veja a programação desta quinta-feira (horário de Brasília).
O2 Arena – 10h
[5]Simone Bolelli/Fabio Fognini (ITA) vs. [8]Rohan Bopanna (IND)/Florin Mergea (ROM)
Não antes de 12h
[3]Roger Federer (SUI) vs. [8]Kei Nishikori (JAP)
16h
[1]Bob Bryan/Mike Bryan (EUA) vs. [4]Jamie Murray (GBR)/John Peers (AUS)
Não antes de 18h
[1]Novak Djokovic vs. [6]Tomas Berdych (TCH)