Notícias | Dia a dia
Os profissionais com melhor desempenho na grama
28/06/2023 às 16h20

A grama dominou por muito tempo o circuito internacional do tênis, mas desde que a Era Profissional chegou o calendário sobre o piso caiu rapidamente. Até 1973, três dos quatro Grand Slam eram disputados na grama - Australian Open, Wimbledon e US Open -. até que Nova York mudou para o har-tru em 1974 e para a quadra sintética em 1978. Pouco depois, a Austrália também substituiu a grama e, a partir de 1988, passou a usar o piso asfástico.

Considerando-se apenas a Era Profissional, vamos ver os tenistas com melhores registros na grama, destacando suas conquistas e habilidades nessa superfície específica, que atraem a atenção tanto dos fãs quanto das Casas de apostas.

Roger Federer
Aposentado em 2022, o suíço teve o desempenho mais espetacular sobre a grama na Era Profissional. Ganhou 192 partidas e perdeu apenas 29, o que lhe deu percentual de sucesso inigualável de 86,9%. Ganhou 19 títulos, sendo oito deles em Wimbledon.

John McEnroe
O habilidoso e elétrico canhoto norte-americano, que viveu os tempos áureos do saque e voleio a partir do final da década de 1970, ganhou 121 das 141 partidas que disputou sobre a grama, com percentual positivo de 85,8%. Nessa trajetória, faturou oito torneios, sendo três em Wimbledon.

Novak Djokovic
O sérvio é de longe o tenista em atividade com maior produtividade sobre a grama. Já são 109 vitórias e somente 18 derrotas, o que lhe confere os mesmos 85,8% de Big Mac O recordista de momento em troféus de Grand Slam tem oito triunfos na grama, sendo sete deles em Wimbledon.

Rod Laver
O notável australiano viveu os dois períodos do tênis, tendo jogado a maior parte de sua carreira como amador e iniciado a carreira profissional em 1968. Mesmo sem computador a fase amadora, Laver somou 95 vitórias em 102 jogos na grama, com eficiência de 84,8% e sete títulos. O canhoto de 1,73m ganhou duas vezes na Austrália, outras duas em Wimbledon e uma nos EUA antes da Era Aberta, todos estes então disputados na grama. Depois, faturou Wimbledon em outras duas oportunidades.

Pete Sampras
Foi outro gigante das quadras de grama, representante do tênis força de saque precioso e voleios constantes. Venceu 101 de 121 jogos no piso, faturando 10 campeonatos, nada menos que sete deles em Wimbledon, onde jamais perdeu uma final disputada. Seu percentual de sucesso chegou a 83,5% na grama.

Os demais em atividade
Além de Djokovic, merecem destaque entre os tenistas que permanecem em atividade devido a seus percentuais expressivos de vitória:
- Matteo Berrettini, com 33 triunfos em 40 jogos, quatro títulos e uma final em Wimbledon.
- Andy Murray. com 117 vitórias e 27 derrotas, somando oito troféus, dois deles em Wimbledon.
- Rafael Nadal, com 76 vitórias e 20 vitórias. O contundido espanhol tem 4 conquistas, sendo duas em Wimbledon.
- Marin Cilic também permanece fora das quadras, mas tem 80 triunfos em 112 jogos no piso, incluindo três títulos e uma final em Wimbledon.
- Roberto Bautista tem 44 vitórias em 63 jogos na grama, com um troféu na carreira.

Comentários