Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Conheça as novidades de Roland Garros-2019
23/05/2019 às 14h25

Vista da nova Quadra Philippe Chatrier.

Foto: Divulgação/FFT

Paris (França) – O torneio de Roland Garros dá largada à sua chave principal neste domingo, exibindo muitas novidades ao público. Noventa anos depois de sua construção, a Quadra Philippe Chatrier foi demolida logo após a conclusão da edição 2018. Em 12 meses, foi completamente reconstruída para suportar o novo teto retrátil, que será inaugurado no ano que vem. A superestrutura de metal pesa a metade da Torre Eiffel, em torno de 3.700 toneladas, informou Jean-François Vilotte, diretor geral da Federação Francesa (FFT). A capacidade foi ampliada para 15 mil pessoas, com novas cadeiras de madeira em lugar das velhas cadeiras de plástico. Apenas a quadra de saibro permaneceu a mesma. “Nós a protegemos, colocamos uma proteção de concreto sobre ela durante todo o inverno", explicou Gilles Jourdan, chefe do projeto de modernização que, se supõe, custou mais de 350 milhões de euros.

Outra novidade deste ano é a nova Quadra Simonne-Mathieu, com capacidade para 5 mil pessoas, que leva o nome de uma ex-campeã de Roland Garros e membro da resistência durante a 2ª Guerra Mundial. A quadra semienterrada gerou polêmica ao ser construída, por estar dentro do “Jardin des Serres d'Auteuil”, uma das mais apreciadas áreas verdes da cidade. Foi apenas em maio passado que a FFT conseguiu vencer a batalha legal de cinco anos com ambientalistas e moradores locais sobre o impacto que a construção teria nas estufas do século 19. Mas a quadra foi construída, cercada por quatro estufas que abrigam "o único ecossistema vegetal de seu tipo", disse os organizadores de coleções da América do Sul, África, Sudeste da Ásia e Austrália.

A Quadra Suzanne Lenglen, com capacidade para 10 mil pessoas, continua a mesma, mas a Quadra 1 deve ser demolida depois do torneio deste ano. Na parte oeste da Quadra Suzanne Lenglen também foram construídas seis novas quadras, que se juntam à Quadra 14, inaugurada no ano passado.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series