Notícias | Dia a dia
Aliassime derruba favorito e é finalista em Lyon
24/05/2019 às 13h51

Aos 18 anos, Aliassime disputará sua segunda final de ATP na carreira e busca o primeiro título

Foto: Divulgação

Lyon (França) - O promissor canadense Felix Auger-Aliassime disputará sua segunda final na elite do cirucito. O jovem jogador de 18 anos alcançou a decisão do ATP 250 de Lyon, no saibro, depois de vencer o georgiano Nikoloz Basilashvili, cabeça 1 do torneio e número 18 do mundo, por 2/6, 7/6 (7-3) e 6/4 em 2h16 de partida.

Das 20 vitórias em nível ATP conquistadas por Aliassime na temporada, treze foram no saibro. No Brasil, ele já havia disputado a final no Rio de Janeiro e as quartas de final em São Paulo. Embora tenha sofrido eliminações precoces nos grandes torneios europeus, o canadense teve como algozes nomes como Rafael Nadal, Alexander Zverev, Kei Nishikori e Borna Coric.

Depois de começar a temporada no 108º lugar do ranking mundial, Aliassime já aparece na 28ª colocação. Ele já garantiu 150 pontos e tem apenas 12 a descartar. Dessa forma, está ganhando seis posições. Mas mesmo que conquiste o título, o 22º lugar é o máximo que ele pode conseguir nesta semana.

Aliassime, que completa 19 anos em agosto, tenta ser o vencedor de ATP mais jovem desde 2008, quando o japonês Kei Nishikori foi campeão em Delray Beach aos 18 anos. Além disso, o canadense é o jogador mais jovem a ter duas finais de ATP no currículo desde Andy Murray, em 2006.

O histórico de Aliassime em Lyon é excelente, já que conquistou dois challengers por lá em 2017 e 2018. Dessa forma, ele acumula 13 vitórias consecutivas na cidade francesa.

O adversário de Aliassime na final marcada para às 9h30 (de Brasília) deste sábado será o francês Benoit Paire, 51º do ranking. O confronto entre os dois é inédito no circuito. Paire avançou ao derrotar o norte-americano Taylor Fritz por 6/4 e 6/2. O francês de 30 anos tem dois títulos de ATP, um deles este ano em Marrakech, e disputará a sétima final da carreira.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis