Eastbourne (Inglaterra) - A norte-americana Madison Keys conquistou neste sábado seu terceiro título da carreira sobre quadras de grama. Numa final de partida eletrizante, ela derrotou mais uma vez a russa Daria Kasatkina, com parciais de 6/2 e 7/6 (15-13 no tiebreak).
Keys havia conquistado lá mesmo em Eastbourne o primeiro troféu da carreira, em 2014, e dois anos mais tarde foi campeã também em Birmingham. No total, chega ao sétimo WTA e o primeiro desta temporada. Sua conquista mais recente havia sido em janeiro do ano passado em Adelaide.
🏆 Eastbourne Champion🏆
Madison Keys earns her 7th career title defeating Kasatkina 6-2, 7-6(13)#RothesayInternational | @Madison_Keys pic.twitter.com/nIddTDqpdN— wta (@WTA) July 1, 2023
Aos 28 anos, a ex-número 7 do ranking saltará sete posições com a boa semana, saindo do atual 25º para o 18º. Keys será a cabeça 25 em Wimbledon, com estreia diante da local Sonay Kartal e possível duelo contra a grega Maria Sakkari na terceira rodada. Seu setor tem ainda a tcheca Barbora Krejcikova e a russa Anastasia Potapova, potenciais adversárias de oitavas de final.
Esta foi a nona vitória de Keys sobre Kasatkina em 11 duelos já disputados, mas a russa vinha de dois triunfos nos três confrontos mais recentes. Nunca haviam se cruzado na grama. A norte-americana mostrava grande superioridade na final deste sábado até abrir 6/2 e 4/2, mas o serviço perdido no sétimo game do segundo set tornou o jogo imprevisível.
Kasatkina virou para 6/5 e sacou para levar ao terceiro set, mas permitiu 0-40 e não impediu o tiebreak. Aí Keys abriu 3-0 e chegou a 5-2, com dois saques à disposição, porém não controlou os nervos. Vieram então três match-points, dois deles com o serviço, mas desperdiçados. Foi a vez então de Kasatkina ver quatro chances de ganhar o set, duas com o saque a favor, mas por fim Keys aproveitou o quinto match-point para liquidar o duelo de 1h44.
a word from the #RothesayInternational champion 💜 🌱 pic.twitter.com/1jvLiaTRju
— Tennis Channel (@TennisChannel) July 1, 2023