fiogf49gjkf0d
Marcelo Melo, Ivan Dodig, Jean-Julien Rojer, Horia Tecau, ATP FinalsCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d Marcelo Melo, Ivan Dodig, Jean-Julien Rojer, Horia Tecau, ATP FinalsCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Marcelo Melo, Ivan Dodig, Jean-Julien Rojer, Horia Tecau, ATP Finalstênis" /> fiogf49gjkf0d 2015/melo/1118_finals_smash_dodigfundo_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2015/melo/1118_finals_smash_dodigfundo_int.jpg" />Londres (Inglaterra) - Depois de escapar de dois match points em sua partida de estreia no ATP Finals, Marcelo Melo teve encerrada sua série de 17 partidas seguidas no circuito de duplas. Campeões de Roland Garros, Melo e o croata Ivan Dodig caíram para os vencedores de Wimbledon Jean-Julien Rojer e Horia Tecau por 6/4 e 7/6 (7-3) em 1h21 de partida.
Com duas vitórias em sets diretos no Finals, Rojer e Tecau estão classificados para a semifinal do torneio. Eles voltam à O2 Arena na sexta-feira para confirmar a primeira posição do Grupo Fleming/McEnroe em partida contra os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, que têm uma vitória e uma derrota.
Também com 50% de aproveitamento, Melo e Dodig enfrentam na sexta o polonês Marcin Matkowski e o sérvio Nenad Zimonjic, que perderam nas duas primeiras rodadas e têm chances remotas de classificação para a semi. O mineiro e o croata estão disputando o Finals pelo terceiro ano seguido e foram semifinalistas em 2013 e vice-campeões no ano passado.
Embora só houvesse um encontro anterior entre as duas parcerias, vencido por Melo e Dodig na semifinal de Roland Garros, Rojer e Tecau foram adversários recentes do mineiro em uma partida muito especial. Nas quartas de final de Viena, quando jogou ao lado de Lukas Kubot, Melo derrotou os campeões de Wimbledon e garantiu o primeiro lugar no ranking individual de duplistas. O jogador de 32 anos já assegurou a liderança da lista até o fim da temporada.
O resultado ainda aproxima Rojer e Tecau da meta de terminarem a temporada como a melhor dupla do ano. Já com duas vitórias no Finals, eles iniciaram a semana com 6.400 pontos, estão com 6.710 e podem chegar até 7.810, tendo disputado 23 torneios juntos. Melo e Dodig, que estiveram juntos em apenas 13 eventos, começaram com 6.140 e já somaram 200 pontos alcançam no máximo 7.440. Os gêmeos Bob e Mike Bryan estão com 6.665 após uma vitória e uma derrota e podem ir a 7.765 pontos.
Um dos trunfos para a vitória de Rojer e Tecau foi o ótimo desempenho no saque. Os campeões de Wimbledon perderam só 12 pontos no serviço, sendo três no primeiro set e nove no segundo, sofrendo perdendo só um game saque nesta quarta-feira. A única quebra do primeiro set ocorreu no terceiro game com Rojer conseguindo dois winners de devolução contra Melo contando com a sorte em ambos os lances, já que em um houve toque na raquete de Dodig antes de ir para fora e em outro uma bola alta e desprentensiosa acabou caindo dentro da quadra.
No segundo set, os campeões de Wimbledon novamente saíram em vantagem, com quebra no terceiro game. Mas Tecau enfrentou os dois primeiros break points quando sacou para o jogo, liderando o placar por 5/4. Dodig errou uma devolução na primeira chance, mas encaixou uma ótima resposta e forçou erro do rival no voleio.
A definição do set ficou para o tiebreak, em que novamente a sorte sorriu para os campeões de Wimbledon. Em ponto disputado no saque de Melo, Tecau conseguiu um lobe contra o mineiro e garantiu o primeiro minibreak. Depois, o número 1 do mundo ainda errou duas bolas seguidas, antes que Tecau fechasse o jogo com ótimo saque.