Londres (Inglaterra) - Em sua 24ª participação na chave principal de Wimbledon, a pentacampeã Venus Williams não passou da rodada de estreia. A veterana de 43 anos foi superada nesta segunda-feira pela ucraniana Elina Svitolina, 76ª do ranking, com parciais de 6/4 e 6/3 em 1h32 de partida. Foi a quarta vitória de Svitolina em cinco jogos contra Venus no circuito.
Venus disputou apenas seu quarto torneio na temporada. Ela ficou sem jogar entre janeiro e junho por conta de lesão no tendão da coxa. E nas primeiras semanas na grama, caiu na estreia em 's-Hertogenbosch, mas avançou uma rodada em Birmingham. A ex-número 1 está com 43 anos e ocupa o 558º lugar do ranking.
Moving on to the second round.@ElinaSvitolina beats five-time champion Venus Williams, 6-4, 6-3#Wimbledon pic.twitter.com/0JXnOuFxFX
— Wimbledon (@Wimbledon) July 3, 2023
A norte-americana jogou com uma proteção no joelho direito. E ela deu um susto enorme no público ainda no início da partida, quando sofreu uma queda em quadra e precisou de atendimento.
Mesmo com alguma limitação nos movimentos, Venus continuou até o fim. Mas Svitolina foi superior. Ela conseguiu duas quebras no primeiro set e mais duas no segundo, em que liderava por 5/1. A pentacampeã diminuiu a diferença, mas não evitou a queda no game seguinte.
Ex-número 3 do mundo, Svitolina ficou 14 meses sem jogar por conta da gravidez e do nascimento de sua filha no fim do ano passado. A ucraniana de 28 anos voltou ao circuito em abril, com ranking zerado, mas já está de volta ao top 100 após bons resultados como o título de Estrasburgo e as quartas em Roland Garros.
A próxima rival de Svitolina será a belga Elise Mertens, 28ª do ranking, que superou a eslovaca Viktoria Hruncakova por 7/6 (7-2) e 6/2. A ucraniana lidera o histórico de confrontos por 3 a 2. Svitolina já fez semi de Wimbledon em 2019, Mertens chegou duas vezes às oitavas.