Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Bia busca virada e anota 'pneu' em estreia agitada
05/07/2023 às 12h30

Londres (Inglaterra) - A estreia da paulista Beatriz Haddad Maia nesta edição de Wimbledon foi bastante agitada, com atraso e interrupções por chuva, derrota no primeiro set e uma grande virada da cabeça de chave número 13, com direito a ‘pneu’ na segunda parcial, batendo a cazaque Yulia Putintseva com o placar final de 3/6, 6/0 e 6/4, depois de 2h11 de confronto.

Classificada para a segunda rodada, repetindo 2017 e 2019, Bia tentará pela primeira vez ir mais longe na grama do All England Club. A próxima adversária da canhota paulista de 27 anos na competição será a romena Jaqueline Cristian, atual 133 do mundo, que superou a italiana Lucia Bronzetti em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4. Elas medirão forças pela primeira vez no circuito.

Em mais um dia chuvoso em Londres, a estreia de Bia começou com uma hora e meia de atraso e teve duas interrupções no primeiro set. Vinda de uma preparação conturbada, com problemas físicos e menos jogos do que gostaria antes de chegar em Wimbledon, a brasileira não teve uma grande largada, sofreu uma quebra logo em seu primeiro game de serviço e não conseguiu encaixar seu tênis em quadra.

O break sofrido logo no início do jogo e o ritmo fora do ideal acabaram custando caro para a canhota paulista, que não conseguiu incomodar muito Putintseva na primeira parcial, vencendo apenas nove pontos no saque ca cazaque, que não enfrentou um break-point sequer contra e administrou a vantagem até o final para largar na frente e fazer 1 a 0.

Bia voltou bem melhor para a segunda parcial, se soltou mais em quadra e dominou as ações. Ela não apenas elevou o aproveitamento de saque, saindo de 65% para 78%, mas também foi muito mais regular, saiu de 8 bolas vencedoras no set inicial para 15 e diminuiu os erros não forçados de 12 para 6.

Após confirmar o saque de zero no primeiro game, a paulista obteve uma quebra no segundo e lutou bastante no terceiro para segurar a vantagem, salvando um break-point em um longo game. Bia então venceu oito pontos seguidos e ampliou a vantagem para 5/0, completando o ‘pneu’ em seguida, quando converteu o terceiro set-point que teve no saque de Putintseva.

No terceiro e decisivo set, Bua largou na frente, conquistou uma quebra no quarto game, abriu 4/1 de frente e por pouco não teve vantagem maior, já que perdeu dois break-points no sexto. Putintseva aproveitou o embalo após se salvar e devolveu o break na sequência, empatando por 4/4 logo depois. Só que ao sacar em 4/5, a cazaque perdeu o serviço mais uma vez e assim a partida.

Comentários