Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Djokovic vence a 350ª e se junta a Federer e Serena
05/07/2023 às 15h40

Londres (Inglaterra) - Nesta quarta-feira, o sérvio Novak Djokovic alcançou mais um feito em sua vitoriosa carreira. Ao superar o australiano Jordan Thompson em sets diretos pela segunda rodada de Wimbledon, com parciais de 6/3, 7/6 (7-4) e 7/5, ele atingiu sua 350ª vitória em Grand Slam, marca que apenas o suíço Roger Federer (369 vitórias) e a norte-americana Serena Williams (365 vitórias) conseguiram até então.

Em busca do oitavo título no All England Club, que o colocaria ao lado de Federer como o maior vencedor entre os homens e atrás apenas da tcheca naturalizada norte-americana Martina Navratilova, que tem nove conquistas, Djokovic terá pela frente o vencedor da partida entre Stan Wawrinka e Tomas Etcheverry. O sérvio bateu o argentino na única vez que se cruzaram, este ano em Roma, e tem 20 vitórias em 26 jogos contra o suíço.

Outra marca expressiva que ‘Nole’ pode alcançar agora em Wimbledon é o recorde absoluto de títulos de Slam. Ele já é o maior vencedor entre os homens, com 23 troféus, mas pode igualar as 24 taças conquistadas pela australiana Margaret Court. O sérvio também tenta deixar viva a possibilidade de vencer os quatro Grand Slam em uma mesma temporada.

Invicto no torneio desde a derrota para o tcheco Tomas Berdych nas quartas de final de 2017, Djokovic ampliou sua sequência de vitórias em Wimbledon, chegando a 30 consecutivas, ficando a uma de empatar com o norte-americano Pete Sampras, que tem a terceira maior série da história (entre 1997 e 2001), atrás apenas das 40 de Federer (2003 a 2008) e das 41 do sueco Bjorn Borg (1976 a 1981).

Apesar do amplo favoritismo do sérvio, Thompson fez o que pode e exigiu bastante esforço do atual número 2 do mundo nos três sets disputados entre eles, tanto que os dois últimos foram definidos na reta final, o segundo apenas no tiebreak. O teve bom desempenho de saque, com 68% de aproveitamento e 21 aces, mas viu do outro lado Djokovic alcançar números ainda maiores, vencendo 81% dos pontos de serviço.

O primeiro set foi o mais tranquilo para Nole, que no sexto game conseguiu a quebra que acabou definindo sua vitória. Nas duas parciais seguintes, ele encontrou resistência até o fim, vencendo a segunda no tiebreak e a terceira com uma quebra no 12º e último game, quando Thompson sacava pressionado em 5/6 e acabou perdendo o saque pela segunda vez.

Comentários