Londres (Inglaterra) - O último jogo da carreira profissional de simples de Anett Kontaveit foi disputado nesta quinta-feira, pela segunda rodada de Wimbledon. Vinda de vitória na estreia contra a italiana Lucrezia Stefanini no dia anterior, Kontaveit foi superada pela tcheca Marie Bouzkova, 33ª do ranking, que marcou as parciais de 6/1 e 6/2.
Ex-número 2 do mundo e vencedora de seis títulos no circuito, Kontaveit decidiu parar de jogar ainda aos 27 anos por conta de uma lesão crônica nas costas e que tem comprometido sua rotina de treinos e competições desde o ano passado. A estoniana viveu seu melhor momento no segundo semestre de 2021, quando conquistou quatro títulos e foi vice-campeã do WTA Finals em Guadalajara.
"Sinto muitas emoções neste momento. Tem tristeza, tem alegria... Um pouco de tudo. Foi incrível ter a quadra 18 cheia de gente, com tanta gente torcendo por mim. Claro que a partida não foi como eu queria, mas fiquei muito feliz por poder jogar diante de tantas pessoas que me amam puderam me ver jogar pela última vez", disse Kontaveit, durante a entrevista coletiva.
Durante a rápida partida de 1h05, Kontaveit sofreu quatro quebras de serviço e não conseguiu aproveitar nenhum de seus três break-points. Ela fez 11 winners e cometeu 36 erros não-forçados, enquanto Bouzkova marcou 7 bolas vencedoras e fez só 17 erros.
Estoniana buscou soluções para tentar voltar ao circuito
A estoniana reitera que as dores afetam até mesmo a rotina fora das quadras. "Estou bastante firme com esta decisão. É por causa da minha lesão nas costas que vou parar de jogar. Quando fico muito tempo em pé ou muito tempo sentada na mesma posição, já começa a me incomodar".
"Fiz exames no final do ano passado, quando começou a doer. Inicialmente, eu estava tentando fazer todo tipo de coisas diferentes, tentando tirar uma folga, depois tentei voltar a jogar de novo. Fiz exercícios por meses para me fortalecer. Mas bastou disputar algumas partidas para começar a sentir de novo, mesmo em partidas muito curtas. Tentei tudo o que pude".
Atualmente no 81º lugar do ranking, Kontaveit estava sem jogar um torneio desde Roland Garros e não vencia desde Roma. Ela conseguiu apenas quatro vitórias este ano e ficou feliz por ter avançado uma rodada em Wimbledon. "Estou super satisfeita por ter conseguido ganhar minha primeira partida e muito feliz com a forma como consegui lutar. Não foi fácil ter que esperar dois dias para jogar, por causa da chuva. Mas não há nada que possamos fazer".
Disputa de duplas mistas e próximos passos
Sobre os planos para o futuro, a estoniana gostaria de estudar psicologia. "Eu sempre gostei de estudar e estou muito interessada em psicologia. Então espero que no futuro, conforme eu aprender mais e mais sobre isso e que me ajude cada vez mais".
Kontaveit ainda está inscrita na chave de duplas mistas em Wimbledon e jogará ao lado do finlandês Emil Ruusuvuori. A estreia será contra a chinesa Zhaoxuan Yang e o alemão Kevin Krawietz. Já Bouzkova será a próxima rival da francesa Caroline Garcia, número 5 do mundo.