Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Iga volta às oitavas e terá grande jogo com Bencic
07/07/2023 às 16h25

A número 1 do mundo venceu a 13ª seguida e ainda não perdeu sets na grama de Wimbledon

Foto: AELTC

Londres (Inglaterra) - Pela segunda vez em sua carreira profissional, Iga Swiatek disputará as oitavas de final de Wimbledon, repetindo a campanha de dois anos atrás. Vinda de dois jogos bastante tranquilos nas fases iniciais, a número 1 do mundo teve um início de partida mais complicado contra a croata Petra Martic, jogadora experiente e que usa muitas variações de ritmo. Ainda assim, a polonesa logo encontrou o tempo de bola ideal e fechou a partida por 6/2 e 7/5 em 1h42 de partida.

Esta foi a 13ª vitória seguida de Swiatek no circuito, numa série iniciada ainda na campanha para o tricampeonato de Roland Garros. A polonesa de 22 anos tem agora 41 vitórias na atual temporada, com três títulos, e apenas seis derrotas. Em Wimbledon, apenas Aryna Sabalenka tem chance de ultrapassá-la no ranking. Ainda assim, a bielorrussa precisa pelo menos estar na final para ter alguma possibilidade.

Logo em seu primeiro game de serviço, Swiatek escapou de três break-points. E na sequência, conseguiu uma quebra de serviço para fazer 2/1, mas Martic buscou o empate de imediato. A croata de 32 anos e 29ª do ranking apostava em bolas curtas, subia bastante à rede e usava saques abertos, com quique mais altos. Ainda assim, a polonesa logo pegou o tempo de bola nas devoluções e conseguiu duas quebras no fim do primeiro set.

A segunda parcial começou com domínio das sacadoras até o 3/3, mesmo com alguns games longos pelo caminho. Mas a polonesa viveu então seu melhor momento na partida ao vencer 10 pontos seguidos e fazer 5/3. A quebra aconteceu com um winner de devolução. Martic salvou um match-point depois que Iga errou uma devolução de segundo saque na paralela. No game seguinte, a número 1 do mundo teve o serviço quebrado e cedeu o empate, perdendo vários pontos seguidos. Mas logo recuperou a vantagem e aproveitou a segunda chance de fechar.

Duelo com Belinda Bencic nas oitavas de final
A adversária de Swiatek nas oitavas de final será a suíça Belinda Bencic, 14ª do ranking, que venceu a polonesa Magda Linette por 6/3 e 6/1. Aos 26 anos, Bencic chega pela terceira vez às oitavas em Wimbledon, repetindo as campanhas de 2015 e 2018. A polonesa lidera o histórico por 2 a 1.

Svitolina também avança e encara Azarenka
A ucraniana Elina Svitolina também está nas oitavas. A ex-top 5 e atual 76ª do ranking venceu a norte-americana Sofia Kenin por 7/6 (7-3) e 6/2. De volta ao circuito depois de se tornar mãe no ano passado, Svitolina vai fazendo boas campanhas em Grand Slam. Recentemente, ela chegou às quartas em Roland Garros. Sua melhor participação em Wimbledon foi a semifinal em 2019. Nas oitavas, enfrentará a ex-número 1 do mundo Victoria Azarenka.

Comentários