Notícias | Dia a dia
Henin recebe o Prêmio Philippe Chatrier neste sábado
07/07/2023 às 21h53

Londres (Inglaterra) - A Federação Internacional de Tênis (ITF) revelou nesta sexta-feira que Justine Henin é a vencedora deste ano do Prêmio Philippe Chatrier. A belga receberá o prêmio neste sábado durante a cerimônia de premiação dos campeões mundiais de 2023, no Victoria and Albert Museum, em Londres.

Henin, medalhista olímpica de ouro, campeã da Billie Jean King Cup e sete vezes campeãa de Grand Slam, recebeu a mais alta honraria da ITF por serviços prestados ao esporte. Henin ganhou o ouro em Atenas-2004 e fez parte da equipe da Bélgica que venceu a então chamada Fed Cup, em Madri, em 2001. Ela venceu Roland Garros quatro vezes (2003, 2005, 2006, 2007), o Aberto dos Estados Unidos duas vezes (2003, 2007) e o Aberto da Austrália uma vez (2004), além de ter sido duas vezes vice-campeã de Wimbledon em 2001 e 2006. Após a conclusão de sua carreira, Henin estabeleceu uma academia de sucesso na Bélgica e uma fundação de caridade que ajuda a oferecer oportunidades esportivas para crianças com deficiência.

O Prêmio ITF Philippe Chatrier, em homenagem ao ex-presidente da entidade, foi introduzido em 1996 e é concedido a indivíduos ou organizações que fizeram contribuições significativas para o tênis, dentro e fora da quadra.

Assim como Henin, a cerimônia homenageará os campeões mundiais de 2022: Rafael Nadal (ESP) e Iga Swiatek (POL); campeões de duplas Rajeev Ram (EUA) e Joe Salisbury (GBR), e Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova (TCH); campeões de tênis em cadeira de rodas Diede de Groot (HOL) e Shingo Kunieda (JAP); o campeão de quad Niels Vink (HOL) e os campeões juvenis Gilles Arnaud Bailly (BEL) e Lucie Havlickova (TCH).

David Haggerty, presidente da ITF, disse: “É um grande prazer anunciar que o Conselho de Administração da ITF escolheu Justine Henin como a vencedora do Prêmio Philippe Chatrier da ITF deste ano. Ela foi uma das melhores jogadoras de sua geração em quadra e, desde a aposentadoria, deu uma contribuição significativa e contínua ao nosso esporte em todos os níveis. Ela merece muito este prêmio, e não há cenário melhor para recebê-lo do que o prestigioso ITF World Champions Awards no V&A.”

Justine Henin agradeceu: “Esta é uma honra significativa e gostaria de agradecer à ITF por me selecionar e me receber no jantar do campeões. Sempre dei o meu melhor ao longo da minha carreira e alcancei muito sucesso. Trabalhei muito desde a aposentadoria para retribuir ao esporte que amo e continuarei a fazê-lo. O tênis é um esporte único e brilhante que traz benefícios para a saúde física e mental das pessoas. Assim como a ITF, sou apaixonada por desenvolver o tênis e oferecer oportunidades para pessoas de todas as origens – tanto na elite quanto na base –, portanto, receber esse reconhecimento da ITF significa muito.”

Comentários