Londres (Inglaterra) - Depois de vencer seus três primeiros jogos em Wimbledon, Beatriz Haddad Maia terá a missão de desafiar a atual campeã Elena Rybakina nesta segunda-feira, pelas oitavas de final. Elas se enfrentam às 9h30 (de Brasília), abrindo a programação da Quadra Central do Grand Slam londrino.
Este será o terceiro confronto entre as jogadoras, com duas vitórias brasileiras. Bia venceu Rybakina de virada nas quartas de final de Abu Dhabi. Já no início da temporada de saibro, em Stuttgart, a cazaque se retirou no início do segundo set por lesão nas costas. Bia liderava o placar por 6/1 e 3/1 naquele momento. Será a primeira vez que elas se enfrentam na grama.
Paulista de 27 anos e 13ª do ranking, Bia é a primeira brasileira a chegar às oitavas de Wimbledon desde a tricampeã Maria Esther Bueno, que esteve pela última vez nas oitavas em 1976 e chegou às quartas pela última vez em 1968.
Diante de Rybakina, atual número 3 do mundo, Bia tenta alcançar sua décima vitória contra top 10 na carreira e a quinta na temporada. Além das duas vitórias sobre a cazaque, ela também já venceu Daria Kasatkina em Doha e Ons Jabeur na campanha para a semifinal de Roland Garros.
A brasileira pode voltar ao grupo das dez melhores do mundo se for semifinalista em mais um Grand Slam. Mas para isso, além de vencer Rybakina, ela terá que superar Petra Kvitova, bicampeã de Wimbledon, ou Ons Jabeur, finalista no ano passado, que se enfrentam logo na sequência.