Londres (Inglaterra) - O confronto entre Novak Djokovic e Hubert Hurkacz, que encerraria a rodada das oitavas de final de Wimbledon neste domingo precisou ser suspenso após a disputa de dois tiebreaks. O sérvio liderava o placar por 7/6 (8-6) e 7/6 (8-6). O jogo estava próximo atingiu o horário limite das 23h em Londres (19h de Brasília) e não pôde continuar, em respeito às leis locais para a realização de eventos culturais e esportivos.
A partida será retomada nesta segunda-feira, às 11h30 (de Brasília), logo após o duelo entre Beatriz Haddad Maia e Elena Rybakina. O jogo da brasileira contra a atual campeã abre a programação da Quadra Central às 9h30. Heptacampeão de Wimbledon e número 2 do mundo, Djokovic venceu os cinco duelos anteriores que fez contra Hurkacz, 18º do ranking e semifinalista do torneio em 2021. O sérvio de 36 anos faz sua centésima partida na grama de Wimbledon.
Esta é a segunda vez no ano que um jogo é suspenso por atingir o horário limite. Isso já havia acontecido na quinta-feira, na partida entre o britânico Andy Murray e o grego Stefanos Tsitsipas. Na ocasião, Murray liderava o placar por 2 sets a 1, mas Tsitsipas venceu os dois últimos sets no dia seguinte. O próprio Djokovic já passou por situação parecida na semifinal de 2018 contra Rafael Nadal, em jogo que começou na sexta e terminou no sábado.
To be continued...
— Wimbledon (@Wimbledon) July 9, 2023
Novak Djokovic and Hubert Hurkacz will return tomorrow with the Serbian leading 2-0 in sets#Wimbledon pic.twitter.com/wnCw8x26Dw
Domingo teve dois jogos longos na Quadra Central
O vencedor da partida entre Djokovic e Hurkacz enfrentará nas quartas o russo Andrey Rublev, que precisou de cinco sets e 3h20 para vencer o cazaque Alexander Bublik no início da programação da Quadra Central neste domingo. Outro jogo muito longo no estádio principal de Wimbledon foi a vitória da número 1 do mundo Iga Swiatek, que salvou dois match-points e lutou por 3h03 para vencer a suíça Belinda Bencic.
Djokovic salvou três set-points na primeira parcial
Os dois sets disputados neste domingo foram inteiramente sem quebras, sendo que a primeira parcial sequer teve break-point para qualquer um dos lados. Hurkacz não pode reclamar de suas chances. Ele chegou a liderar o primeiro tiebreak por 6-3. Djokovic salvou dois set-points em seu saque, e depois errou um forehand em um ponto que dominava. O sérvio virou o tiebreak depois de mais um erro não-forçado de Hurkacz e chegou ao set-point, em que o adversário mandou a devolução para fora.
No segundo set, Djokovic continuou sacando muito bem e passou a pressionar o saque de Hurkacz com maior frequência. O polonês escapou de cinco break-points, quatro deles no mesmo game. Em novo tiebreak, Hurkacz chegou a ter 5-4 e dois saques, mas Djokovic novamente buscou a virada e abriu grande vantagem antes da paralisação da partida. No momento da pausa, o polonês já acumulava 23 aces contra 7 do sérvio.