Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Vondrousova confirma boa fase e faz 1ª semi de Slam
04/06/2019 às 16h33

Vondrousova garante seu melhor resultado da carreira em Grand Slam

Foto: Divulgação

Paris (França) - A ótima temporada de Marketa Vondrousova foi premiada com sua primeira semifinal de Grand Slam. A canhota tcheca de 19 anos assegurou um lugar na semifinal de Roland Garros depois de vencer a croata Petra Martic, 31ª colocada, por 7/6 (7-1) e 7/5 em exatas duas horas de partida nesta terça-feira.

Com 27 vitórias na temporada, Vondrousova chegou pelo menos às quartas de final em seis dos sete torneios que disputou em 2019 e alcança sua terceira semifinal no ano. No saibro, ela foi finalista do WTA de Istambul, onde perdeu para a própria Martic, e depois caiu nas quartas de final do Premier de Roma. A croata, aliás, havia vencido os quatro duelos anteriores contra a tcheca.

Vencedora de um título de WTA, conquistado ainda em 2017 nas quadras duras e cobertas de Bienne, na Suíça, Vondrousova busca a quarta final na carreira e a terceira da temporada. A jovem jogadora tcheca já está com o melhor ranking da carreira no 38º lugar e está saltando para o top 20 com os 720 pontos já conquistados em Paris.

É certo que Roland Garros terá uma inédita finalista de Grand Slam. Isso porque a adversária de Vondrousova na semifinal será a britânica Johanna Konta, ex-número 4 do mundo e atual 26ª colocada aos 28 anos. Konta alcançou sua terceira semi de Slam e ainda persegue a primeira decisão em torneios deste porte. Em dois encontros anteriores, cada uma venceu uma vez.

Equilíbrio e variações de jogo marcaram o duelo
O duelo entre Martic e Vondrousova cumpriu as expectativas do público em termos de emoção e nível técnico, especialmente pela variedade de recursos das duas atletas. Martic é reconhecida como uma jogadora muito talentosa, por conta de saber utilizar muito bem os drop-shots e slices, além de ter bom domínio da rede. Já Vondrousova, que bate muito forte com o forehand, também sabe variar o jogo quando precisa e é outra que utiliza as bolas curtas com maestria.

Ainda que Vondrousova tenha sido a primeira a quebrar na partida, a reação de Martic foi rápida. A croata venceu três games seguidos e virou o placar para 5/3. Sacando para o set, a experiente jogadora de 28 anos não fez um bom game de serviço e permitiu a quebra. Ainda assim, a canhota tcheca precisou enfrentar três set points em seu saque, quando perdia por 6/5. Ela saiu ilesa, com direito a um ace e dominou o tiebreak para vencer a primeira parcial.

Vondrousova soubre aproveitar o bom momento e abriu 3/0 no segundo set, vencendo 12 pontos em 14 possíveis. A tcheca chegou a perder um game de saque, mas recuperou imediatamente a vantagem ao voltar a quebrar. Quando já perdia por 5/2, Martic salvou um match point e confirmou um duríssimo game de serviço.

Na vez em que Vondrousova sacou para fechar a partida, outro game longo e com Martic buscando mais o ataque. A tcheca perdeu o segundo match point com uma dupla-falta e acabou perdendo o saque pouco depois. Quando já era possível visualizar um novo tiebreak, a jovem de 19 anos voltou a pressionar o serviço da rival e uma tentativa de lobe que acabou saindo definiu a disputa.

Comentários