Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Vondrousova derrota Pegula e faz 2ª semi de Slam
11/07/2023 às 12h07

Londres (Inglaterra) - A tcheca Marketa Vondrousova está de volta a uma semifinal de Grand Slam. Inesperada finalista de Roland Garros há quatro anos, ela obteve grande vitória sobre a número 4 do mundo Jessica Pegula, com parciais de 6/4, 2/6 e 6/4, depois de estar 1/4 atrás no set final.

Esta é de longe sua maior campanha sobre quadras de grama na carreira, já que havia somado apenas uma vitória em Wimbledon em 2021 e outras três em torneios preparatórios. Ela aguarda quem passar do duelo entre Iga Swiatek e Elina Svitolina.

"Nem sei dizer o que aconteceu, foi incrível, que batalha", tentou resumir a tcheca na entrevista de quadra. "Nunca tinha jogado na Número 1, queria ficar o máximo possível". Medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio, Vondrousova brincou sobre seu desempenho inesperado sobre a grama. "Devo ter melhorado".

Depois de um primeiro set com três quebras, três para a tcheca e duas para a norte-americana, Pegula dominou a segunda parcial. A norte-americana não enfrentou break-points e conseguiu duas quebras. Já no terceiro set, a número 4 do mundo chegou a liderar por 3/1. O jogo foi suspenso por chuva, para o fechamento do teto.

Na volta, Pegula chegou a liderar por 4/1 e teve um break-point. Vondrousova conseguiu se salvar com o que tem de melhor, as variações de ritmo de jogo. Ela trouxe a adversária para a rede, combinando as curtinhas com lobs. A tcheca buscou o empate no oitavo game e voltou a quebrar na sequência para vencer o jogo.

Canhota de 1,73m e 24 anos recém completados, ela já derrotou quatro cabeças de chave nesta edição, tendo superado sucessivamente Veronika Kudermetova, Donna Vekic, Marie Bouzkova e agora Pegula. Apenas outras duas semifinalistas na Era Aberta fizeram o mesmo: Zheng Jie, em 2008, e Barbora Strycova, em 2019.

Vondrousova é a sexta mulher de seu país a atingir uma semifinal em Wimbledon, juntando-se a Petra Kvitova, Jana Novotna, Karolina Pliskova, Lucie Safarova e Barbora Strycova. Isso é claro sem citar a nove vezes campeã Martina Navratilova, que ganhou os dois primeiros torneios como tcheca antes de se naturalizar norte-americana.

Ela tem agora sete vitórias em 14 duelos diante de adversárias de nível top 5, tendo vencido os últimos três realizados, dois deles diante de Ons Jabeur, no Australian Open e em Indian Wells. Curiosamente, só tem um título de WTA na carreira, no 250 de Biel, em 2017.

Comentários